15/03/2023 às 19h27min - Atualizada em 15/03/2023 às 19h27min

​Ministra Luciana Santos deve cumprir agenda em Londrina em abril

Redação Paraná em Destaque

Laura Baggi/ASCOM-MCTI

Um grupo encabeçado pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, está em uma maratona de visitas técnicas, nesta semana, em Brasília. A tarde desta terça-feira (14/03) foi marcada por muita expectativa em uma reunião com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, articulado pela deputada federal, Luísa Canziani, que estava presente.

Dentre os vários assuntos na pauta com a ministra, o principal foi envolvendo o Centro de Tecnologia da Informação, escritório autorizado pelo Ministério desde 2019, mas ainda não instalado no Tecnocentro. Para encerrar essa questão, Canziani fez a solicitação. “Meu pedido é que tenha uma equipe na cidade, desenvolvendo ações, que participe desse Ecossistema e ajude a fortalecer cada vez mais. O Paraná é o único Estado que não tem uma unidade do Ministério”, enfatizou.

O pedido de Canziani veio após a fala do diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, que fez uma apresentação da cidade, sintetizando sua evolução através da inovação e capacidade tecnológica. Luciana se mostrou impactada com a capacidade inovadora de Londrina. “É invejável o que vocês apresentaram. Vou me espelhar na experiência de vocês, porque é tudo o que a gente precisa no Brasil”, declarou.

A ministra destacou o quanto o Ecossistema de Inovação de Londrina é diversificado onde vários setores se interagem como de TI, de agro, de saúde e de químicos e materiais. “Quando eu vejo essa sinergia, com a participação governamental, a acadêmica-científica e ter o setor produtivo numa dinâmica de projetos e objetivos incomuns; é uma governança dos nossos sonhos”, confessa.

O diretor de inovação da Sociedade Rural do Paraná e vice-coordenador do Agrovalley, Renan Salvador, comentou que Londrina já tem um Polo de Inovação do Agronegócio junto ao Ministério que Luciana lidera. “Nós temos uma agenda e ações com foco em inovação, mas principalmente verticalizado, onde todas as governanças conversam: o agronegócio absorve TI, eletrometalmecânica e químico de materiais, para que a gente consiga caminhar juntos e fazer acontecer, principalmente no meio do campo”, destacou.

Luísa Canziani, que assumiu nesta quarta-feira (15/03) a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Câmara dos Deputados, reiterou o convite para que a ministra visite Londrina. Luciana sinalizou positivamente ao pedido, indicando a agenda  já para o mês que vem, mas com data ainda a definir.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp