03/11/2023 às 08h00min - Atualizada em 03/11/2023 às 08h00min
Candidatos paranaenses prejudicados pela chuva poderão pedir reaplicação da prova do Enem 2023
Da Redação
José Fernando Ogura/AEN Candidatos residentes em cidades afetadas pelas fortes chuvas no estado do Paraná terão a oportunidade de pedir a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A etapa inicial da avaliação está agendada para o próximo domingo, dia 5.
A decisão, anunciada em 2 de novembro, foi tomada em resposta a uma solicitação da Secretaria de Educação do Paraná (SEED) dirigida ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao Ministério da Educação (MEC).
As solicitações serão avaliadas individualmente, e, caso seja comprovado que as condições adversas das chuvas prejudicaram o desempenho do estudante, ele terá a oportunidade de realizar o Enem nos dias 12 e 13 de dezembro.
No total, cerca de 50 mil alunos do terceiro ano do Ensino Médio do estado se inscreveram para realizar o Enem neste ano.
De acordo com o mais recente relatório da Defesa Civil do Paraná, 149 municípios do estado tiveram problemas devido às chuvas durante este mês, resultando em danos a mais de 20 mil residências e afetando diretamente 192 mil pessoas.
Segundo o secretário de educação do estado, Roni Miranda, 20 instituições de ensino da rede estadual estão temporariamente fechadas, embora não tenha sido divulgada uma lista detalhada dessas instituições.
Conforme o comunicado do Inep, os candidatos inscritos que, eventualmente, não puderem comparecer ao local de prova devido às condições climáticas e inundações podem solicitar a reaplicação. Cada caso será avaliado individualmente.
COMO MARCAR A REAPLICAÇÃO DA PROVA Os candidatos afetados poderão remarcar a provar através do
site oficial do Inep, entrando com login e senha. Ao fazer o login, haverá um campo específico para o aluno solicitar a reaplicação da prova.
Após a solicitação, será gerado um protocolo que posteriormente passará por uma análise individual com a instituição aplicadora. O sistema receberá os pedidos entre 13 a 17 de novembro e, se for aprovado, receberá a informação de que a prova será aplicada na terça (12) e quarta-feira (13) de dezembro nos locais indicados.