Divulgação/DER O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), contratou a reforma de nove obras de arte especiais (OAEs) em rodovias do Norte Pioneiro. O investimento é de R$ 7.651.898,85, com prazo de execução de nove meses após emissão de ordem de serviço, o que deve acontecer nos próximos dias.
São sete pontes, um viaduto e uma galeria, que irão receber serviços como reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança, melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, além de nova pintura, entre outros.
As OAEs estão localizadas em rodovias estaduais de oito municípios: Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Joaquim Távora, Salto do Itararé, Ribeirão Claro, Carlópolis, Santa Mariana e Itambaracá.
A Ponte Rio Itararé, sobre a Represa de Chavantes, na divisa com São Paulo, irá concentrar mais da metade dos recursos previstos no contrato, devido ao volume de serviços. A estrutura tem 1.524 metros de extensão e largura de 10,3 metros, com duas pistas de rolamento e passeios para pedestres.
Estão previstos para ela os serviços de recuperação da laje danificada por um acidente com um caminhão, recuperação dos trechos com guardas-corpos destruídos, tratamento dos buracos no pavimento de concreto e recuperação dos pilares de concreto armado que sustentam a ponte, além da manutenção e melhorias que também serão feitas nas demais OAEs.
Confira as nove obras de artes especiais que serão reformadas:
Ponte Ribeirão Patrimônio na PR-151, em Salto do Itararé
Ponte Rio das Cinzas na PR-439, em Santo Antônio da Platina
Viaduto Ferrovia na PR-092, em Joaquim Távora
Ponte Rio Bela Vista na PR-431, em Jacarezinho
Ponte Rio Ouro Grande na PR-431, em Jacarezinho
Ponte Rio Anhumas na PR-431, em Ribeirão Claro
Ponte Rio Itararé (Represa de Chavantes) na PR-218, em Carlópolis
Ponte Ribeirão Panema na PR-518, em Santa Mariana
Galeria no km 113,17 da PR-436, em Itambaracá
A localização delas pode ser verificada neste mapa, na aba CP 200/2022, em referência à identificação do edital de licitação da obra.
PACOTE - Estas obras são parte de um pacote de investimento para reformar 195 pontes, viadutos, galerias e trincheiras em todas as regiões do Paraná, o maior da história do Estado, com um investimento de R$ 114.225.434,76. Este é o vigésimo contrato assinado nesta iniciativa, completando o planejamento inicial de melhorias.