20/10/2023 às 12h00min - Atualizada em 20/10/2023 às 12h00min
Rio Iguaçu pode começar a diminuir o volume a partir desta sexta-feira, prevê Copel
Da Redação
Gilson Abreu/AEN O Rio Iguaçu, que atravessa a cidade de União da Vitória, no Sul do Estado, está previsto para começar a diminuir seu nível nesta sexta-feira, 20 de outubro. Esta cidade no Sul do Estado tem sido a mais afetada pelas intensas chuvas que ocorreram nos últimos dias em todo o estado.
A previsão de queda no nível do Rio Iguaçu, considerado o rio mais importante do Paraná, é baseada nos dados do monitoramento hidrológico realizado pela Copel. De acordo com as informações, espera-se que o Rio Iguaçu alcance uma estabilização em torno de 8,36 metros durante a tarde de hoje e inicie uma leve diminuição a partir das 21 horas.
Na manhã desta sexta-feira, o Rio Iguaçu já marcava 8,36 metros.
Além disso, a previsão da Copel sugere uma queda mais pronunciada no nível do rio em União da Vitória para o sábado, 21 de outubro, com uma diminuição de 11 centímetros.
Essa previsão de redução no nível do rio é aguardada com grande expectativa no município, onde 9.677 moradores tiveram que evacuar suas residências. Até o último balanço da Defesa Civil Estadual, que foi atualizado às 7 horas da manhã de hoje, 1.466 desses moradores continuam desalojados.
União da Vitória e outros 22 municípios do Paraná declararam estado de emergência devido às chuvas, conforme informações fornecidas pelo órgão. Além disso, a cidade de Palmeira foi adicionada ao relatório da Defesa Civil nesta sexta-feira, 20 de outubro.
Em todo o estado, quase 110.000 paranaenses foram afetados pelas tempestades, com um total de 11.694 casas danificadas em 80 cidades que sofreram prejuízos.