07/10/2023 às 08h37min - Atualizada em 07/10/2023 às 08h37min
Prefeitura de Londrina firma parceria em tecnologia com a empresa chinesa Huawei
Da Redação
Divulgação Na próxima segunda-feira (8), o prefeito Marcelo Belinati recebe no gabinete, às 17 horas, o diretor de Relações Públicas da Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), Bruno Zitnick, para o anúncio de parceria que vai levar tecnologia de ponta para a rede do ensino municipal de Londrina e demais setores da administração pública.
A aproximação com a prefeitura foi construída por meio de visitas de lideranças locais às sedes da Huawei no Brasil, incluindo a matriz, em Brasília. O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, destacou as missões organizadas pelo município para multinacionais e instituições pelo país. “Numa comitiva a Brasília, fomos recebidos por Atílio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe, e meses depois, estivemos na sede da empresa em Sorocaba. Durante os encontros, surgiram várias ideias de parcerias e entendemos que se unirmos forças, conseguiremos fazer um grande trabalho que será positivo para Londrina, através da qualidade e expertise da Huawei”, explicou. Canziani ainda reforçou a importância da articulação dos encontros feitos pela deputada federal, Luísa Canziani.
Durante essas missões, foi destacado pelos anfitriões que a empresa completa 25 anos das atividades no Brasil. Para o prefeito Marcelo Belinati, esse momento comemorativo contribui ainda mais pra que a multinacional amplie seu laço com Londrina. “Eles completam 25 anos, mas quem ganha o presente somos nós. Implantar a tecnologia da Huawei vai elevar ainda mais a qualidade do nosso trabalho e no atendimento pra população, comprovando mais uma vez o posicionamento de Londrina como uma cidade inovadora, de atração de empreendedores e na formação de mão de obra em TI”, pontuou o prefeito.
Segundo a assessoria de imprensa da Huawei, a multinacional firmou o primeiro acordo de cooperação técnica com o Estado do Paraná em 2020, por meio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), para investir no ambiente de inovação com cursos do projeto Huawei ICT Academy. Mais de 900 alunos foram treinados e mais de 80 receberam certificações internacionais em tecnologias da Huawei em cursos como 5G, inteligência artificial (IA) e computação em nuvem. Além do desenvolvimento de novos talentos, houve também benefícios com o fornecimento de equipamentos e na infraestrutura.
A assessoria também afirmou que as três carretas itinerantes da Huawei, ICT Roadshow, 5G Truck e Roadshow Huawei ABGD Solar também farão paradas em Londrina, entre dezembro e janeiro do ano que vem. Os caminhões têm visitação gratuita e visam conscientizar a população sobre a importância das novas tecnologias para o desenvolvimento do país e como elas podem impactar positivamente em suas vidas.
O presidente da Codel lembrou que a Huawei já tem parcerias no setor privado de Londrina e enalteceu o trabalho que o Ecossistema de Inovação de Londrina vem ampliando na cidade. “Essa conexão da Huawei com a gestão do prefeito Marcelo Belinati é mais um passo que a cidade dá mostrando estar a frente do seu tempo e sendo espelho pra outros municípios”, finalizou Canziani.