01/09/2023 às 12h02min - Atualizada em 01/09/2023 às 12h02min
Prefeitura de Arapongas inicia 2º mutirão de oftalmologia para atender alunos da Rede Municipal
Da Redação
Reprodução/PMA A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta quinta-feira, 31, ao mutirão de oftalmologia para a Rede Municipal de Ensino. O projeto “ Oftalmologia nas Escolas”, tem por objetivo promover a saúde visual dos alunos dos 5º anos em todas as escolas municipais. Começando pela Escola Municipal Alzira Horvatich, na região do Conjunto Flamingos, os estudantes passaram triagens feitas pelo especialista, Dr. Renan Barbieri.
Seguindo os mesmos moldes do ano passado, após as triagens nas escolas, os alunos devem ser encaminhados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) – sede de Arapongas, para exames mais conclusivos. Os alunos com necessidade comprovada receberam os óculos de grau na sequência – adquiridos pelo município. “Para este ano, a estimativa é atender mais de 1.400 alunos.
Por meio da Secretária de Saúde, é feito um diagnóstico inicial (triagem). Os alunos saem daqui com agendamento para exames complementares, e depois, a entrega de óculos - caso haja a necessidade. Ações estratégicas visando a saúde visual desses alunos, favorecendo também na aprendizagem e melhorando a qualidade de vida”, disse o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr. Ainda segundo ele, o município estuda para que o projeto possa ser ampliado para as demais séries do ensino fundamental. “As primeiras edições do mutirão nas escolas são destinadas aos alunos dos 5º anos, que depois passaram a integrar a rede estadual de ensino, mas o intuito é também cuidar dos estudantes de séries anteriores”, incluiu. A secretária da Educação, Cristiane Rossetti, também acompanhou a etapa inicial do 2º mutirão de oftalmologia nas escolas. “Algo que deu muito certo. Além dos alunos dos 5º anos, as triagens e outros acompanhamentos também se estendem aos alunos das classes especiais e EJA”, salientou. Um cronograma de atendimentos será estabelecido por meio da Secretaria de Educação para as triagens semanais nas escolas.
Primeira edição
No ano passado, mais de 1.700 estudantes foram atendidos. Dos mais de 1.700 alunos, 50% foram encaminhados para avaliações mais completas e, desse percentual, 25% necessitaram de óculos.