31/08/2023 às 08h56min - Atualizada em 31/08/2023 às 08h56min
Estudo mostra Arapongas entre as três cidades mais seguras do Paraná e entre as 15 da região Sul
Da Redação
Reprodução/PMA Um estudo realizado pelo Guia Imobiliário MySide aponta Arapongas com uma excelente colocação no ranking sobre segurança pública. A partir de dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Saúde, com cidades com mais de 100 mil habitantes, a “Cidade dos Pássaros” está entre os 15 municípios mais seguros da região Sul do Brasil. A nível estadual, Arapongas ocupa o 3º lugar, atrás da Foz do Iguaçu (1º lugar) e Maringá (2º lugar).
A notícia foi comemorada pelo prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, e pelo secretário de Segurança, Paulo Argati. “ É mais um resultado que comprova como foi acertada a decisão de integrar as Forças de Segurança dentro de um plano estratégico”, pontuou Argati.
Para o prefeito Sérgio Onofre, os investimentos na área de segurança pública continuam sendo uma das prioridades dentro da gestão. “Além de um olhar atento e investimentos no setor, damos todo o respaldo para o secretário Argati, que é um grande profissional da área da segurança, sendo subtenente da reserva da Polícia Militar. Sabemos que segurança é uma coisa complexa e que demanda cuidado permanente, mas uma notícia dessa é sempre um estímulo para que todos continuemos trabalhando unidos”, ressaltou.
Ainda na noite da última terça-feira (29), Sérgio Onofre participou de uma reunião junto ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Arapongas (Conseg), que contou com a presença de outras lideranças políticas, representantes de entidades e das Forças de Segurança. Em pauta, foram tratadas ações estratégicas de fortalecimento da segurança pública municipal. “É assim que fazemos segurança em Arapongas. Somando esforços e fazendo com que as coisas aconteçam na prática”, mencionou.
Ainda na área da segurança, Arapongas entrega no dia 16 de setembro o Centro de Detenção Provisória (CDP), estrutura onde vão ficar os presos que ainda aguardam julgamento. O espaço está sendo construído em um terreno de cerca de 2 mil metros quadrados, doado pelo município. É localizado na Rua Rouxinol, na região do Parque Industrial XI. O investimento é de R$ 7,3 milhões, financiado com recursos do Tesouro do Estado. A empresa responsável é a Alcance Engenharia e Construção Ltda.