18/08/2023 às 10h29min - Atualizada em 18/08/2023 às 10h29min

Londrina Mais 2023 inicia nesta sexta (18) com a expectativa de receber 20 mil pessoas

Da Redação

Emerson Dias/NCom
A 6ª edição do Londrina Mais 2023, maior evento educacional do sul do Brasil, iniciou na manhã desta quinta-feira (17), com a expectativa de receber 20 mil pessoas, no parque Governador Ney Braga. O evento é gratuito e aberto a professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar da cidade e região. A iniciativa é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com apoio de instituições parceiras. Este ano, o investimento passa de R$ 1 milhão.

a abertura do evento, foi realizada uma solenidade, que contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati, do vice-prefeito João Mendonça, da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, vereadores e outras autoridades. A comunidade escolar também esteve presente e pôde acompanhar um brilhante show de arte, música e dança, encenado pelo Trio Ninas, Projeto dança nas escolas; Projeto Circo – Escola de Circo.


O prefeito Marcelo Belinati parabenizou toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, em especial a secretária Maria Tereza, pelo brilhante trabalho que vem sendo realizado na educação de Londrina desde o início de sua administração. Ele também agradeceu ao trabalho prestado por todos os professores e diretores de rede municipal. “O Londrina Mais é um evento fantástico, que traz tanto formação para os educadores quanto exposição dos diversos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula. Londrina vive hoje uma revolução na educação, com merenda de qualidade, novos equipamentos nas escolas, 17 novas unidades escolares construídas, escolas e creches reformadas, fornecimento de material escolar e uniformes, entrega de tablets, parquinho e muitas outras coisas”, apontou.

A 6ª edição tem como tema “Descobertas”, pois a ideia é demonstrar e instigar a curiosidade dos alunos, as pesquisas e novas formas de aprendizado na rotina escolar. Serão três dias de atividades (17, 18 e 19), onde acontecerão 25 palestras voltadas aos professores, e disponibilizados 139 estandes que reúnem os trabalhos feitos nas escolas Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com o Município. Além disso, diversas secretarias e órgãos municipais levam serviços ao evento.

Há, também, 47 estandes de parceiros da Prefeitura, com participação de instituições de ensino superior, parceiros do segmento educacional, conselhos e sindicatos, trazendo interações e workshops. O funcionamento dos estandes é das 8h às 17h30, nos dias 17 e 18, e das 9h às 16h no sábado (19), dia de encerramento.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, ressaltou que o Londrina Mais é uma grande exposição de tudo o que acontece nas unidades escolares, todos os dias, com as mais de 46 mil crianças. “É um evento para o professor, para o aluno e famílias. É gratuito e aberto ao público em geral, por isso convidamos as pessoas para que venham conhecer um pouco do que é realizado nas escolas. Para os professores, também é um momento muito importante de formação, com a realização de palestras com especialistas, e de troca de conhecimento entre as escolas”, ressaltou.

As palestras voltadas aos educadores e gestores da área são relacionadas à educação especial, educação infantil, musicalização, literatura infantil, socioemocional, educação étnico-racional e valorização a diversidade, com enfoque no desenvolvimento social, inclusão e equidade. Foram disponibilizadas 10 mil vagas para as palestras.

O evento conta, ainda, com praça de alimentação com restaurante e vários food trucks. No último dia, haverá o “Sábado dos Projetos” onde serão realizadas diversas atividades abertas à comunidade, como Festival de Xadrez, Festival de Futsal, Festival de Dança, Festival de Atletismo, Festival de Circo, Festival de Taekwondo e Troca de Faixa do Karatê e Judô.

A diretora da Escola Municipal Hikoma Udihara, Iracema dos Santos Ribeiro, uma das unidades participantes do Londrina Mais: Descobertas, destacou que o evento oportuniza dar visibilidade ao trabalho que a escola e o professor realiza no seu dia a dia. “O que vem para o Londrina Mais é uma parcela do que acontece diariamente na escola. E o dia a dia na escola é uma constante descoberta, porque aprender é descobrir, e é isso que nós queremos trazer para o evento”, frisou.

Segundo a diretora, para o Londrina Mais a escola levou produção de textos; sequências didáticas envolvendo o tema fundo do mar; recursos tecnológicos, que incluem desde lupas e microscópios até tablets; um trabalho relacionado à diversidade, sobre os continentes, entre outras atividades. Escola Municipal Hikoma Udihara tem 455 alunos e está localizada na região oeste.

O Londrina Mais: Descobertas conta também com espaços interativos, onde o público de todas as idades pode se divertir. Nestes locais, há ações variadas com linguagens de artes, contação de história, espaço Cimatec (ciências, matemática e tecnologia), educação infantil, GALPIH (geografia, arte, língua portuguesa, inglês e história), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Museu Escolar de Londrina (MEL).

Entre os presentes à solenidade de abertura, estiveram os vereadores Matheus Thum, Emanoel Gomes, Eduardo Tominaga, Professora Flávia Cabral, Professora Sônia Gimenez e Jairo Tamura; o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo El Kadri; e o secretariado municipal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp