A londrinense Victória Barbosa foi convocada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para disputar o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada e Pista, que será realizado na cidade de Glasgow, na Escócia, entre os dias 3 e 13 de agosto. A paratleta vai competir representando o Brasil no paraciclismo de estrada, pela categoria C2.
Natural de Londrina, Victória Barbosa treina na cidade com a Associação Oguido-Dojo. Este ano, ela foi contemplada novamente pelo patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
O presidente da Fundação de Esportes, Marcelo Oguido, elogiou a paraciclista e destacou que essa convocação para o Mundial é uma ótima notícia para toda Londrina. “A Victória se destaca dia após dia; desde que assumi a FEL acompanho o esforço que ela tem empenhado e nada mais justo ser convocada. Isso é fruto desse trabalho contínuo, do comprometimento dela e de sua equipe”, citou.
Sobre o patrocínio concedido através do Feipe, Oguido ressaltou que é um investimento que permite a continuidade dos treinamentos e participação em competições importantes. “A Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes, tem dado incentivo e apoio para a Victória disputar essa e outras provas. Esse recurso com certeza a ajuda, pois fomenta a obter esses resultados e chegar no lugar mais alto sempre. Parabenizo mais uma vez a atleta pela sua convocação para o Mundial, e agradeço pelo belo trabalho que tem feito levando o nome de Londrina”, concluiu.
A paraciclista, que estará presente nas provas de Contrarrelógio e Resistência, contou que a convocação para o Mundial de Paraciclismo era uma das metas estipuladas para 2023, ano em que também competiu na Copa do Mundo de Paraciclismo de Estrada. “É uma honra e uma alegria representar a Seleção e levar Londrina junto. Esse ano já participei de um training camp da União Ciclística Internacional, em ciclismo de pista, que ocorreu no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça. Estive nas três etapas da Copa do Mundo, realizadas na Itália, Bélgica e Estados Unidos, e o Feipe acaba ajudando bastante com algumas despesas”, elencou.
Após sofrer uma lesão, Victória trabalha para obter plena recuperação ao mesmo tempo em que os treinamentos são intensificados, visando sua boa performance na Escócia. “O objetivo principal é estar bem para esse torneio, buscar vaga para o Pan-Americano, que será em novembro, e a tão sonhada vaga para Paris 2024. Tudo isso faz parte dessa corrida, estou brigando por essa vaga e tenho me dedicado, com toda uma equipe envolvida. É sempre uma satisfação representar meu país e vestir essa camisa”, afirmou.
No ano passado, a paraciclista conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, obtendo o primeiro lugar nas provas de Contrarrelógio Individual e de Resistência, ambas da categoria C2.