08/07/2023 às 10h00min - Atualizada em 08/07/2023 às 10h00min
Projeto londrinense Higienópolis Aberta ganha prêmio nacional de Mobilidade Urbana
Da Redação
Reprodução/ACIL O projeto Higienópolis Aberta, de Londrina, foi o vencedor do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria Iniciativas Privadas em Favor da Mobilidade Sustentável, conferido pela Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão, no dia 23 de junho, em São Paulo.
Considerada uma ação de urbanismo voltada a discussões sobre trânsito, pedestres, vitalidade urbana e ocupação do espaço público, o projeto Higienópolis Aberta fez um evento piloto no dia 24 de setembro de 2022, fechando algumas quadras da avenida londrinense para que a população pudesse usufruir o espaço em atividades lúdicas e esportivas.
Desenvolvido pelo Conselho da Avenida Higienópolis, o Higienópolis Aberta tem apoio da CMTU, ACIL, CEAL, Sesc e Ótica Visocenter, com a colaboração da URBdata – Planejamento Urbano com Dados.
Durante o projeto piloto, foi realizada uma pesquisa de campo para recolher opiniões sobre como o evento poderia ser estruturado, contando com a participação de 110 pessoas. A votação apontou que a maioria preferia que o evento fosse realizado no domingo e contasse com música e/ou banda.
Também foi divulgado um QR Code para a participação de pesquisa online, que contou com 105 respostas. Nesta pesquisa, a grande maioria destacou o fato de a rua estar livre de automóveis durante o evento, permitindo o passeio com a família. Os entrevistados também responderam que gostariam de ter mais eventos como este durante o ano e que, de preferência, tivesse atrações culturais, além de opções como atividades infantis, esportivas e promoções no comércio, entre outras respostas.
“A gente pegou os dados e fez toda a trajetória do evento, colocamos os resultados de um jeito muito profissional para analisar a intervenção pública, e isso pode ser replicado no Brasil inteiro”, explica Danaê Fernandes, da URBdata.
A coleta de dados concluiu: “O Higienópolis Aberta foi um evento disruptivo para a cidade de Londrina. Já previsto no Plano de Mobilidade Urbana e protegido pela lei do Plano Diretor, o fechamento de vias para veículos e reserva do espaço pedestre é uma tendência nas cidades mais prósperas do mundo. As pesquisas mostraram-se pertinentes para indicar possibilidades para as futuras edições do evento, e sugere-se que sejam ampliadas no próximo evento”.