02/07/2023 às 10h50min - Atualizada em 02/07/2023 às 10h50min

Londrina Futsal feminino estreia em competições internacionais jogando a Copa Mundo

Da Redação

Foto: Humberto Junior/LFF
A partir da semana que vem, o time do Londrina Futsal disputará seu primeiro torneio internacional, a Copa Mundo de futsal adulto feminino, que reunirá 12 equipes, de sete países, entre 4 e 10 de julho. Em sua segunda edição, o evento esportivo terá como sede a cidade de Paranaguá, no litoral paranaense, e os jogos irão ocorrer na Arena Albertina Salmon. Participam agremiações brasileiras, da Colômbia, Estados Unidos, Rússia, Austrália, Uruguai e Argentina.
 
A equipe londrinense faz parte do grupo A, tendo como adversárias o San Lorenzo, da Argentina, o Normanochka, da Rússia, e o Rio Branco Futsal, time anfitrião. No grupo B, estão o Cascavel Stein (Paraná), Nacional Futsal (Uruguai), Sogipa (Rio Grande do Sul) e Juventas Futsal (Colômbia). Integram o grupo C o Taboão da Serra (São Paulo), Female Futsal (Santa Catarina), NY Ecuador (EUA) e o Freelance Futsal (Austrália).

 
O primeiro desafio do Londrina será diante das argentinas, na próxima terça-feira (4), às 10h. Depois, na quarta-feira (5), às 20h, o Alviceleste joga contra as donas da casa, o Rio Branco, revivendo um confronto antigo dos gramados paranaenses entre o Tubarão e o Leão da Estradinha. Fechando a sequência do grupo, haverá o duelo contra as russas do Normanochka na quinta-feira (6), às 16h.
 
Na Copa Mundo, as equipes jogam três vezes em seu grupo, e os dois melhores de cada garantem vaga para o mata-mata, bem como os dois melhores terceiros colocados das chaves.
 
Segundo a treinadora do Londrina Futsal, Jayne Borim, a expectativa e a motivação são enormes, tanto para as jogadoras como para a comissão técnica da equipe. “Estamos todas muito animadas para a competição, principalmente por ser a primeira do time em nível internacional, reunindo equipes de várias partes do mundo e grupos brasileiros muito fortes. Será uma experiência de crescimento muito importante conhecer e enfrentar escolas do futsal de fora. A preparação já vinha sendo feita durante o ano para disputar o Paranaense e a Liga Nacional, que está em andamento, então estamos acostumadas com esse tipo de torneio. A visibilidade é grande e vamos mostrar nosso trabalho e qualidade. O futsal tem time feminino em Londrina há mais de 30 anos e vamos levar o nome da cidade para outros patamares agora, o que é muito gratificante e honroso”, destacou.
 
A coordenadora do Londrina Futsal, Vanda Sanches, informou que o time recebeu o convite nesta semana, após a desistência do Toronto (Canadá). Ela contou que a vaga veio para Londrina por conta dos bons resultados do projeto nos últimos anos, incluindo o título da Taça Brasil Sub-20 e o quarto lugar na Liga Nacional de 2022, além da terceira colocação na Taça Brasil adulta em 2023. “Além disso, tivemos a Jayne como melhor treinadora da última Liga Nacional e convidada para compor a comissão da seleção brasileira Sub-20, que também teve jogadoras do nosso time convocadas e o Brasil terminou campeão. Então, esse convite foi um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido”, afirmou.
 
Para Sanches, estar com o Londrina Futsal e representar as cores azul e branco do Londrina Esporte Clube, que mantém parceria com o projeto, é uma grande honra e alegria. “Vamos dar o nosso melhor e vestir a camisa do Tubarão com muito orgulho, defendendo essas cores e representando bem a nossa cidade. A empolgação é a maior possível em uma competição desse porte, a energia é alta e queremos primeiramente nos classificar para a segunda fase, entre a oito melhores equipes que avançarão para a fase de mata-mata”, disse.
 
O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, expressou sua satisfação ao comemorar a participação das londrinenses na Copa Mundo. “Esse convite é um prêmio fantástico para valorizar ainda mais este projeto que vem crescendo e se fortalecendo, comprovando a qualidade do trabalho do futsal feminino em Londrina, que coleciona resultados expressivos e nos enche de orgulho. A competição internacional é um combustível para essas atletas evoluírem e buscarem seu espaço, traz uma bagagem importantíssima e faz a diferença em campeonatos que elas já estão jogando ou em torneios futuros. Parabenizo todas as atletas e comissão técnica e estarei na torcida pelo melhor resultado”, comentou.
 
O projeto do Londrina Futsal é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), com recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).
 
Jogo em casa pela Liga Nacional – Como preparação para a Copa Mundo, o Londrina futsal terá um importante compromisso pela Liga Feminina de Futsal nacional neste sábado (1º), quando jogará em casa contra o São José (SP), às 18h, no Ginásio Moringão. A entrada é gratuita e a torcida está convidada a empurrar o time londrinense, que está em sétimo lugar, entre as oito melhores equipes que se classificam para a próxima fase do campeonato.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp