20/06/2023 às 10h06min - Atualizada em 20/06/2023 às 10h06min
Prefeitura de Londrina libera tráfego em trecho reconstruído da Avenida Rio Branco
Da Redação
Vivian Honorato/NCom A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), liberou o trecho da Avenida Rio Branco entre as avenidas Tiradentes e Leste-Oeste para o tráfego nesta segunda-feira (19), incluindo o acesso para os motoristas que vêm da Avenida Pandiá Calógeras. Realizada na pista cujo sentido vai para o Centro, a medida é resultado da conclusão das obras de drenagem e reconstrução do pavimento neste ponto. As melhorias executadas fazem parte dos trabalhos de construção do viaduto localizado no cruzamento das avenidas Leste-Oeste e Rio Branco, e o local havia sido interditado para a realização delas em setembro de 2022. No último fim de semana, também foi finalizado o recapeamento de outro ponto da Avenida Rio Branco, entre as avenidas Odilon Borges de Carvalho e Leste-Oeste.
Com a conclusão destas etapas, as equipes responsáveis pela obra farão a reconstrução da outra pista da Avenida Rio Branco, no trecho entre a Rua Porto Alegre e a Avenida Leste-Oeste, no sentido Avenida Brasília. Neste local, como não há necessidade de obras de drenagem, a previsão é que as ações sejam concluídas em cerca de 40 dias.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, com a liberação do trecho executado da Rio Branco, na sequência deverá ser liberada a marginal que segue pela lateral da Leste-Oeste e continua reto, no sentido Centro. “Vamos poder liberar essa faixa quando estiver concretada a estrutura da laje do viaduto. Após a conclusão da obra de reconstrução do asfalto no trecho entre a Rua Porto Alegre e a Avenida Leste-Oeste, vai ser possível executar essa etapa. E, depois, vamos liberar o acesso para que quem vem lá da Avenida Tiradentes consiga chegar à marginal. Na sequência planejada do trabalho, o que a gente pretende é concluir as marginais da trincheira tanto do lado de quem vai para o centro quanto para quem vem do centro para o bairro”, salientou.
Avanços nas obras
No túnel que fará parte do viaduto, as obras também continuam a avançar. A fundação da estrutura está sendo construída, e as equipes já finalizaram a concretagem de três das quatro lajes que farão parte da área superior. Além disso, já foram concretadas 35 das 42 longarinas que compõem o viaduto. Os trabalhos realizados no momento também abrangem a construção das cortinas de concreto que sustentarão as paredes laterais das rampas do túnel.
“Nesse momento, estão sendo executadas as estruturas de contenção, que são as cortinas nas laterais de onde vai ser feito o túnel, assim como o principal, que é o viaduto no cruzamento da Rio Branco com a Leste-Oeste. Para a semana que vem, está programado concretar ali mais um trecho de laje”, pontuou Verçosa.
As obras da parede de contenção estão mais avançadas no sentido da pista que vai em direção à UPA Jardim do Sol, e as equipes iniciam agora a execução da estrutura no lado da via que leva à região central. Também serão feitas, na sequência, a impermeabilização e drenagem das lajes da trincheira, assim como a construção da nova rotatória e das rampas de acesso.
No total, cerca de 60% das obras da trincheira estão concluídas. Os trabalhos estão sob responsabilidade da TCE Engenharia, contratada através de licitação, e o investimento realizado pela Prefeitura é de R$ 34.849.738,24.
Intervenções na rede elétrica
Até o fim deste mês, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) finalizará o remanejamento de 30 postes localizados na Avenida Leste-Oeste, no ponto entre a Avenida Rio Branco e a Rua Xapecó. Iniciada no começo do ano, esta intervenção é necessária para a realização das obras de pavimentação.
A empresa também concluiu, recentemente, a instalação de 300 m de rede elétrica subterrânea no local, sendo que a fiação foi desviada devido à construção da trincheira.