03/06/2023 às 15h44min - Atualizada em 03/06/2023 às 15h56min
Lago Norte terá 8º Abraço pela Paz no Dia Internacional do Meio Ambiente
Da Redação
Divulgação/Compaz O Lago Norte de Londrina será palco, nesta segunda-feira (5), da 8ª edição do Abraço pela Paz. A atividade é promovida pelo Movimento pela Paz e Não-Violência – Londrina Pazeando e o Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), com participação e apoio da Prefeitura de Londrina e diversas entidades parceiras. Aberto para toda comunidade da região, o 8° Abraço pela Paz no Lago Norte será realizado das 9h às 11h, aludindo também ao Dia Internacional do Meio Ambiente.
Dentre as atividades confirmadas para esse evento, estarão presentes os personagens Kiko e o Vidinha, dois fantoches que simbolizam alunos da Secretaria Municipal de Educação (SME) e fazem parte do Programa Vida, que aplica a Justiça Restaurativa nas ações para alunos da rede municipal.
Pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são esperados os participantes dos grupos de ginástica das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Milton Gavetti, Chefe Newton, Vivi Xavier, e Parigot de Souza. E o educador físico do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) 7, Wellington Berbel, vai conduzir uma aula de alongamento para todos que forem até o Lago Norte. “Teremos cerca de meia hora de alongamentos e exercícios”, contou.
E dentro das celebrações pelo Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) levará, até o Lago Norte, a Biblioteca Móvel Ambiental. Dentro do ônibus decorado, crianças e adultos vão encontrar livros sobre temas ambientais, jogos e revistas, além de animais de pelúcia que fazem parte da fauna nativa. “E teremos o plantio de duas espécies de árvores frutíferas, a pitanga e acerola, e de calabura”, acrescentou a gerente de Educação Ambiental da SEMA, Lidiani Isidoro.
O 8° Abraço pela Paz do Lago Norte terá ainda representantes da Rede Intersetorial de Proteção Social à Criança e ao Adolescente da Região Norte; da Associação de Moradores do Conjunto Milton Gavetti; Tata Consultancy Services (TCS) e do Móveis Brasília; e Tio Paulão Festas e Eventos. Algumas escolas da região também confirmaram presença, como o Colégio Estadual Monsenhor Josemaria Escrivá, e as escolas municipais Aristeu dos Santos Ribas e Neman Sahyun.
Para o gestor do Londrina Pazeando e secretário do Compaz, Luis Cláudio Galhardi, não existe assunto mais atual do que conversar e fazer ações em prol da construção de uma Cultura de Paz. “A pauta global proposta na AGENDA 2030 da ONU convida a todos a fazerem sua parte para que possamos salvar o planeta. Através do consumo geramos riquezas e arranjos comerciais para as pessoas. Mas temos que ter consciência de que não podemos consumir o planeta; nem podemos tolerar mais guerras e indústrias bélicas como modo de vida. Isso é urgente e necessário. E é isto que o Londrina Pazeando e o Compaz fazem há tantos anos: convidar as pessoas a valorizarem o ser humano, a vida, e toda a biodiversidade do planeta. Esta é a reflexão primordial neste Dia Internacional do Meio Ambiente”, detalhou.