Foto: Divulgação O Espaço AML Cultural, um lugar dedicado às artes, cultura e educação, localizado no centro de Londrina, vai ser o palco de três shows da 8ª edição da Série Palcos Musicais. As apresentações começam nesta segunda-feira (22) com o Kalon Guitar Duo, formado pelos violonistas Natanael Fonseca e Marcio Gouvea; na terça feira (23) tem o show “Precisamos falar sobre gente ruim” com Fabricio Martins (piano) e Casimiro (voz); e na quarta-feira (24) é a vez do Duo Clavis, com Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano) se apresentar. Todos os shows são gratuitos e começam às 20h.
Kalon Guitar Duo Os violonistas Natanael Fonseca e Marcio Gouvea, que integram o Kalon Guitar Duo, dedicam-se à pesquisa de música de câmara com o objetivo de apresentar um repertório dedicado a esta formação, com composições originais e transcrições de reconhecido valor histórico.
Natanael Fonseca é mestre em violão erudito pela Universidade de Aveiro – Portugal e violista da OSUEL e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Já se apresentou em recitais em Portugal e Espanha e como solista nos concertos para violão e orquestra de Mário Castelnuovo Tedesco, Heitor Villa-Lobos e Anton Garcia Abril, com a OSUEL e dos concertos de A. Vivaldi e J. L. Krebs com a OCSL.
Natural de Arapongas (PR), Marcio Gouvea é o vencedor do Concurso Souza Lima de 1993. Começou seus estudos de violão no Colégio Mãe de Deus, com o violonista Nelson Bolzoni. Em Curitiba, desenvolveu intenso trabalho musical sob a orientação do violonista Luiz Bueno, realizando uma série de concertos pelo estado do Paraná. Participou dos Festivais de Londrina, Cascavel e Campos do Jordão.
Precisamos falar sobre gente ruim Na terça feira (23), o cantor e compositor londrinense Casimiro apresenta o seu mais novo trabalho autoral, o show "Precisamos Falar Sobre Gente Ruim". Casimiro estará acompanhado de outro londrinense, o talentoso pianista Fabrício Martins.
O repertório traz canções que abordam as relações sociais predatórias no ambiente de trabalho, familiar e amoroso, e promete levar o público a uma imersão emocionante e reflexiva. O trabalho é baseado em depoimentos colhidos nas mídias sociais a respeito da pergunta: "Você já foi vítima de um psicopata?". As histórias serviram de inspiração para as composições.
O show tem seis canções comentadas que abordam a temática de forma linear: o encantamento, a realidade, a descoberta, o desencanto, a culpa e a superação. As letras e melodias foram criadas pelo próprio Casimiro e a produção musical ficou a cargo de Fabrício Martins.
Casimiro Com estilo autêntico e voz marcante, Casimiro vem conquistando espaço na cena musical brasileira desde o lançamento de seu primeiro álbum, "Rótulos", em 2021. O álbum foi muito bem recebido pela crítica e fãs, graças à autenticidade e ao talento do artista. Com suas composições conquistou diversos prêmios pelo Brasil: foi finalista em festivais nacionais como o Fampop, de Avaré (SP), e o Festival Nacional da Transamazônica, região do Xingu, além de vencer o Festival da PUCPR e ser considerado Melhor Intérprete no Festival de Ibotirama, na Bahia. Casimiro também obteve o primeiro lugar em festivais em Itu (SP), São Paulo (SP) e em Paraguaçu (MG).
Fabrício Martins Natural de Londrina (PR), Fabrício Martins iniciou sua jornada musical aos 8 anos estudando teclado e Piano Erudito. Nos anos seguintes, aprimorou-se em jazz, piano popular, gravação em estúdio, sintetizadores e recursos tecnológicos, começando a tocar profissionalmente em eventos e pequenos grupos de música instrumental. Participou de vários Festivais de Música em Londrina e de gravações de CDs, DVDs, espetáculos teatrais e musicais, produções para publicidade, e atuou como pianista correpetidor de corais. Em 2010, graduou-se em Licenciatura em Música pela UEL, onde também cursou Especialização em Arranjo Musical. Atualmente, atua como pianista, diretor e produtor musical, leciona aulas de piano e desenvolve seu projeto de música instrumental.
Duo Clavis Os novos álbuns do Duo Clavis, Time Lapse (2021) e Magia Instrumental (2022), apresentam os instrumentistas Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano) ainda mais afinados com as próprias propostas musicais. Além do rico diálogo entre os timbres do vibrafone e do piano, o show também proporciona voos solos e um passeio pelas obras autorais, mostrando como o Duo vem se aprimorando dentro da própria linguagem musical.
O repertório traz composições autorais e arranjos próprios de músicas de Hermeto Pascoal, Brad Mehldau, Luiz Bueno, César Camargo Mariano, Paulo Braga, Letieres Leite, Chick Corea. A liberdade do Duo transparece na capacidade do improviso. Como os harmônicos que ecoam após a emissão do som, o Duo Clavis transcende a melodia para encontrar sua própria essência. Um show que transparece a leveza e o equilíbrio da música em sua natureza criativa e transcendente.
Marcello Casagrande O londrinense Marcello Casagrande é mestre em percussão performance pela University of Missouri, Columbia (USA), e graduado em música pela UEL. Percussionista da OSUEL, vem se dedicando ao vibrafone na música instrumental brasileira e em diversos processos criativos, projetos, shows, CDs e distintas formações instrumentais. É professor de percussão na área acadêmica, em projetos sociais e festivais, sempre incentivando e mostrando as possibilidades artísticas e expressivas da percussão e do vibrafone no cenário da música atual.
Mateus Gonsales Natural de Londrina (PR), Mateus Gonsales é formado em Jazz e MPB no Conservatório Musical e Dramático de Tatuí (SP) e graduado em produção fonográfica pela UNOESTE (Presidente Prudente (SP). Pós-graduado em Arranjo Musical pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desenvolve amplas atividades como pianista em vários grupos musicais, em shows, gravações e projetos culturais. Tem atuado como produtor, arranjador em diversas produções musicais e CDs. Na área pedagógica é professor de piano, harmonia e improvisação.
Patrocínio A Série Palcos Musicais é organizada pela Artis Colegium Associação Cultural e tem coordenação geral e artística da pianista Irina Ratcheva. Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) através da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e Unimed Londrina. Apoio: Grupo Folha de Londrina, CODEL, CBN Londrina, Rádio UEL FM, O Londrinense, Espaço Villa Rica, Plugue Estúdio, Centro AML Cultural, Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina e Crillon Palace Hotel.
Agenda Série Palcos Musicais Shows no Espaço AML Cultural Quando: Segunda feira (22): Kalon Guitar Duo Terça-feira (23): Precisamos falar sobre gente ruim Quarta-feira (24): Duo Clavis Onde: AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130) Horário: 20h Ingresso: gratuito