17/05/2023 às 13h44min - Atualizada em 17/05/2023 às 14h05min
Tribunal Regional Eleitoral-PR lança sistema de protocolo eletrônico
TRE - PR
iStock Com o objetivo de aumentar a eficiência do serviço prestado ao cidadão e de acordo com as práticas da transformação digital, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) colocou em funcionamento na segunda-feira (15), o sistema de protocolo eletrônico administrativo da JEPR. Este sistema tem como meta ser o portal de relacionamento formal com o cidadão, seja ele eleitor, candidato, representante de fornecedores ou demais entidades que trocam informações com o TRE.
Este projeto é fruto de uma parceria da Secretaria de Tecnologia da Informação (SECTI) com a Corregedoria (CRE) e, em sua versão inicial, fornecerá serviços de atendimento ao eleitorado de todo estado, que não necessitarão mais se deslocar até os cartórios eleitorais para fazerem seus pedidos. Além disso, é possível fazer todo o acompanhamento do protocolo, bem como incluir e/ou assinar documentos em nosso sistema de processo eletrônico, o PAD.
O secretário de TI do TRE-PR, Gilmar de Deus, destaca que "este sistema é um avanço muito grande no relacionamento do TRE com a sociedade, dinamizando o excelente atendimento que é feito atualmente pelos servidores e oferecendo mais conforto, celeridade e transparência ao cidadão".
A secretária da Corregedoria, Mônica Miranda Gama Monteiro, na abertura do treinamento realizado com as zonas eleitorais, enfatizou sobre a necessidade de a Justiça Eleitoral, a exemplo de outros órgãos, disponibilizar ao público externo ferramenta de protocolo eletrônico, que abarcasse outras espécies de pedidos, comumente recebidos pelas zonas eleitorais, mas ainda não contemplados no PJE: “É mais um serviço que a Justiça Eleitoral coloca à disposição do cidadão, e que vem ao encontro do interesse da sociedade, aliado à redução da burocracia nas zonas eleitorais.”
E o projeto segue! Na próxima fase serão elencados os serviços de protocolo para os órgãos externos, como partidos políticos e fornecedores, por exemplo. Para quem quiser conhecer o sistema, está disponível em: https://protocolo.tre-pr.jus.br.