03/02/2023 às 11h41min - Atualizada em 03/02/2023 às 11h41min

Centro de Testagem e Aconselhamento de Cambé começa a atender em novo espaço

Da Redação

Divulgação/PMC

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Cambé está atendendo em um novo espaço, que fica na Rua Holanda, n°33-C, no centro da cidade. O espaço é maior e vai proporcionar mais comodidade e privacidade aos pacientes que buscam tratamento para doenças infectocontagiosas ou para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O telefone do setor também mudou e, agora, as pessoas podem entrar em contato através do 3174-2816 ou 3174-2817 das 7h às 16h.

Sandra Martins e Adriele Amorim são as técnicas de enfermagem que atuam no CTA. Elas explicam que o antigo espaço era pequeno e inadequado para o serviço que é prestado pelo setor. Segundo elas, os pacientes precisam de privacidade para conversar com a equipe e tirar as dúvidas sobre o tratamento. Agora, o novo ambiente conta com uma ampla recepção, sala de pré-consulta, farmácia, dois consultórios, sala de teste rápido e cozinha.

Além de pessoas HIV+, o CTA atende pacientes com tuberculose e hanseníase. Eles também acolhem pacientes com outros tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis e doenças infectocontagiosas que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, como sífilis e herpes-zoster. O CTA também atende pacientes que vêm de municípios da região buscar atendimento.

O Centro de Testagem e Aconselhamento também realiza testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis. Os testes são feitos todas as terças-feiras, das 7h às 13h, e é necessário fazer o agendamento prévio e trazer um documento com foto. Os resultados são liberados em 15 minutos. Pacientes HIV+, com tuberculose, hepatite e hanseníase também podem retirar os medicamentos na unidade, assim como pessoas que buscam a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

"A população pode procurar o serviço sem preocupação com a privacidade, pois todos os dados são confidenciais. Os exames são realizados gratuitamente e de forma sigilosa", afirmou a enfermeira Thaisa Mara De Melo.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp