Em 2025, Curitiba nomeou e contratou mais de 1.000 profissionais para o atendimento à população

Da Redação
15/10/2025 12h20 - Atualizado há 22 horas

Em 2025, Curitiba nomeou e contratou mais de 1.000 profissionais para o atendimento à população
Sandra Lima/SMCS

Passa de mil o total de profissionais nomeados ou contratados pela Prefeitura de Curitiba em 2025, até essa terça-feira (14/10), segundo levantamento da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP). A Secretaria da Educação recebeu o maior contingente – 94% do total –, o equivalente a 956 profissionais.

Tanto as nomeações de servidores estatutários quanto as contratações para as funções públicas pelo processo seletivo simplificado (PSS) dependem da disponibilidade orçamentária e financeira do Município.

Dentre as 1.014 pessoas que agora fazem parte da equipe da Prefeitura, 614 servidores estatutários foram nomeados, após a realização de concurso público, para os cargos de professor de Educação Infantil, profissional do magistério e auxiliar de serviços escolares. 

Todos os 342 contratados pelo PSS – agentes de apoio educacional e professores de Educação Infantil – são da equipe da Educação.

“Para nós, é sempre uma grande alegria receber novos integrantes, para que possamos garantir o atendimento à população. Todos são muito bem-vindos”, afirma a secretária da SMGP, Daniele Regina dos Santos.

Além dos profissionais da Educação, outros 58 aprovados em concurso público foram designados para diferentes secretarias. São engenheiros civis, auditores fiscais de tributos municipais, procuradores, psicólogos, médicos, nutricionistas, entre outros cargos.

Em breve

Nos próximos dias, convocações para a entrega de documentos serão feitas para o andamento das nomeações de mais de 270 novos servidores. Uma das áreas que será beneficiada será a enfermagem. O protocolo autorizado garantirá a nomeação de 65 enfermeiros e 87 técnicos de enfermagem em saúde pública.

A expectativa é nomear também para a Saúde de Curitiba auxiliares de saúde bucal em saúde pública, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos bioquímicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, técnicos de saúde bucal em saúde pública e terapeutas ocupacionais.

As contratações do PSS também seguem em ritmo acelerado. Dos 300 professores de Educação Infantil previstos, 162 foram contratados na semana passada e já estão na ativa nas suas unidades de trabalho.

Há ainda dois PSS em andamento: o de agente de apoio educacional e o de profissional do magistério.

A recomendação aos aprovados nos concursos é para que acompanhem frequentemente as publicações, pois todas podem ser consultadas no site da Prefeitura.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.