Curitiba foi reconhecida como a capital com melhor saneamento do País pelo ranking Connected Smart Cities 2025, divulgado nesta quarta-feira (24), em São Paulo. A cidade já havia sido a primeira do Brasil a alcançar a universalização do tratamento de água e esgoto, consolidando-se como referência nacional.
“Essa premiação é o reconhecimento de um trabalho conjunto da Sanepar, do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba para garantir saúde e qualidade de vida à população. Curitiba é uma referência nacional e queremos continuar com esses bons investimentos para acompanhar o crescimento da cidade”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
O ranking avalia municípios em 13 eixos temáticos — entre eles mobilidade, sustentabilidade, saneamento e transformação digital — atribuindo notas de 0 a 100 com base em metas internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No eixo de saneamento e resíduos sólidos, foram analisados 10 indicadores, incluindo abastecimento de água, tratamento de esgoto, perdas no sistema, coleta de resíduos e reciclagem.
Investimentos garantem avanço no saneamento
Curitiba já conta com 100% de cobertura de água tratada e 99,3% de coleta e tratamento de esgoto, sendo a única capital brasileira a atingir antecipadamente as metas previstas no Novo Marco Regulatório do Saneamento para 2033, de acordo com o ranking Trata Brasil 2025.
Para manter a excelência no setor, os investimentos seguem em expansão. No último dia 16, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou dois contratos de financiamento que somam R$ 456 milhões para obras de ampliação e modernização da rede de esgoto da Capital.
Entre os projetos, estão a implantação de 73 km de novas tubulações, a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto CIC-Xisto — que ampliará o atendimento de 426 mil para 693 mil pessoas —, além da substituição de redes em bairros como Butiatuvinha, Ganchinho e Caximba. As intervenções também vão beneficiar 750 famílias de baixa renda com padronização e novas ligações.
Além disso, cerca de R$ 1 bilhão está sendo aplicado em Curitiba e na Região Metropolitana na ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (Saic), com obras como a expansão do centro de reservação do Tatuquara e a instalação de 170 km de novas redes subterrâneas.
Reconhecimento em inovação
Na mesma noite, Curitiba também foi a única cidade brasileira a receber o Selo CSC Diamante em Ecossistema de Inovação, o mais alto reconhecimento concedido pela plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Exxas. Nesta edição, 50 municípios foram avaliados em seis eixos, incluindo políticas de inovação, participação social, transparência, cultura inovadora, ambientes e resultados.
Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities (CSC) é considerada a principal plataforma de Cidades Inteligentes do Brasil, reunindo governos, universidades, empresas e entidades para debater temas como sustentabilidade, governança, tecnologia e mobilidade urbana.