Desde o dia 14 de agosto, quando entrou em vigor, a integração temporal entre linhas de ônibus na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, já contabiliza 8,5 mil utilizações por passageiros do transporte coletivo. O projeto, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel, permite a conexão inédita de 39 linhas convencionais com as linhas expressas 303-Centenário/Campo Comprido (nos dois sentidos), 302-Centenário/Rui Barbosa e 603-Pinheirinho/Rui Barbosa, que operam no local.
De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a Rui Barbosa sempre foi um ponto de grande fluxo de ônibus, mas sem integração entre as linhas.
“Com a integração, o passageiro economiza tempo e não precisa pagar uma nova passagem para seguir viagem. Isso facilita a rotina de milhares de pessoas que utilizam o transporte coletivo diariamente”, afirmou.
Com cerca de 55 mil usuários por dia, a Praça Rui Barbosa já é o quinto maior ponto de integração do Sistema Integrado de Mobilidade (Sim), atrás apenas dos terminais do Pinheirinho, Capão Raso, Cabral e Boqueirão.
Como funciona
A integração temporal funciona pelo cartão-transporte Urbs (usuário ou estudante) e pode ser feita de duas formas:
Entre linhas convencionais e expressas: tempo de até 1 hora para a integração.
Entre linhas expressas (biarticulados) dos eixos Centro/Sul e Leste/Oeste: tempo de até 10 minutos.
Nos expressos, o passageiro valida o cartão na origem, utiliza o validador de integração (identificado com adesivo vermelho) e, em seguida, passa o cartão na catraca para acessar a próxima linha.
Já entre convencionais e expressos, basta validar o cartão na origem e, ao desembarcar, passar diretamente na catraca da estação. O sistema reconhece a integração automaticamente, sem cobrança de nova tarifa.
Resultados iniciais
Segundo levantamento da Urbs, já foram registradas:
2.595 integrações na estação-tubo sentido oeste;
1.948 no sentido Pinheirinho;
1.695 no sentido leste;
2.257 entre linhas convencionais.
Vantagens para os passageiros
A integração temporal no Sim existe há mais de dez anos e garante:
Economia: uso de mais de uma linha pagando apenas uma tarifa;
Agilidade: redução no tempo de deslocamento;
Comodidade: dispensa a necessidade de passar por terminais ou estações-tubo para trocar de linha.
Além dos ônibus, a modalidade também pode ser utilizada em conexões com equipamentos urbanos como Ruas da Cidadania, Sacolões, Armazéns da Família e o Mercado Municipal Capão Raso.
Próximos passos
O prefeito Eduardo Pimentel já anunciou que o próximo ponto a receber integração temporal será a Praça Carlos Gomes, com possibilidade de conexão direta também com a Praça Rui Barbosa. A meta é ampliar a integração temporal para todo o sistema de transporte coletivo de Curitiba a partir do novo contrato de concessão, cujo edital está previsto para novembro.
“Com o novo modelo, todas as linhas poderão se integrar entre si, permitindo que o passageiro escolha o melhor caminho para chegar ao seu destino”, destacou o presidente da Urbs.