Paraná adere ao Pacto Nacional de Gestão e Inovação e reforça compromisso com modernização do setor público

AEN
27/08/2025 12h00 - Atualizado há 4 horas

Paraná adere ao Pacto Nacional de Gestão e Inovação e reforça compromisso com modernização do setor público
SEAP-PR

O Governo do Paraná oficializou nesta terça-feira (26) a adesão ao Pacto Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), durante a abertura do XIV Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília (DF). A iniciativa busca fortalecer a cooperação federativa e promover a transformação digital como caminho para uma administração pública mais eficiente, inclusiva e alinhada às necessidades da sociedade.

Com a entrada do Paraná, o pacto passa a reunir 20 estados brasileiros, consolidando-se como a maior articulação federativa do país voltada à modernização da gestão pública.

A adesão do Estado foi articulada pela Secretaria da Administração e da Previdência (Seap). Para o secretário Luizão Goulart, o movimento é estratégico:
“Esse pacto é um compromisso dos estados com a inovação e reflete em eficiência administrativa nos serviços prestados para a população. Estar aqui hoje, representando o governador e o Paraná, é muito significativo e reforça nosso compromisso diário com a inovação”, afirmou.

O PNGI é promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Durante a abertura do congresso, a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori, destacou que o programa representa a união de esforços entre União, estados e municípios. “O Programa Nacional de Gestão e Inovação foi concebido justamente para apoiar estados e municípios com soluções já testadas no governo federal”, ressaltou.

Municípios paranaenses mobilizados

No Paraná, a adesão estadual se soma a uma mobilização municipal promovida pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia). Mais de 170 prefeituras já firmaram compromisso com o Pacto da Inovação, que apoia estratégias locais de modernização administrativa, estimula o ecossistema de inovação e oferece qualificação a jovens em áreas como programação, robótica e informática.

Segundo o secretário da Seia, Alex Canziani, a meta é disseminar a cultura da inovação em todas as regiões do Estado. “Estamos concentrados em promover a educação tecnológica e em criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de soluções que tragam impacto real para a vida da população”, afirmou.

Programa Nacional de Gestão e Inovação

Criado em dezembro de 2023, o PNGI é hoje o principal instrumento de cooperação federativa do MGI. O programa disponibiliza gratuitamente mais de 30 soluções que podem ser aplicadas por governos estaduais e replicadas em municípios, como sistemas digitais, ferramentas de apoio à gestão e programas de capacitação.

Entre os objetivos estão reduzir custos, simplificar processos e ampliar o acesso a serviços de qualidade. O programa também garante acompanhamento técnico de gerentes de relacionamento do MGI junto às equipes locais por até dois anos.

O pacto, lançado no Consad, simboliza um passo estratégico para o fortalecimento da soberania nacional, ao valorizar soluções desenvolvidas no Brasil, reduzir dependências externas e estimular a cooperação entre diferentes níveis de governo.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp