As Unidades de Conservação (UCs) e complexos ambientais do Paraná administrados pelo Instituto Água e Terra (IAT) receberam 46.850 visitantes em julho de 2025, mês de férias escolares. O número representa um aumento de 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 38.837 turistas, um acréscimo de 8.013 pessoas, equivalente à população de cidades como Nova Santa Rosa, Quatiguá ou São Sebastião da Amoreira.
O resultado também supera com folga o desempenho de junho, quando foram contabilizadas 27.613 visitações, registrando um crescimento de 69% de um mês para outro. O levantamento considera 28 áreas abertas ao público, incluindo o Aquário de Paranaguá. Três parques estaduais, Pau Oco (Morretes), Mata dos Godoy (Londrina) e Ilha das Cobras (Paranaguá), permanecem temporariamente fechados.
Parques mais procurados
O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, liderou o ranking de visitação no mês, com 7.931 pessoas. Na sequência aparecem o Parque Estadual da Ilha do Mel, em Paranaguá (7.929 visitantes); o Parque Estadual Serra da Baitaca, entre Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (7.829); e o Parque Estadual do Monge, na Lapa (4.479).
Para o gerente de Áreas Protegidas do IAT, Jean Alex dos Santos, o aumento é reflexo dos investimentos realizados pelo Governo do Estado. “Com mais estrutura, as UCs conseguem receber melhor o público, que volta a frequentar. Essa tem sido uma tendência no Paraná no período pós-pandemia”, afirma.
Patrimônio natural protegido
O Paraná possui 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT, sendo 24 abertas atualmente à visitação. No total, essas áreas somam mais de 26,3 mil km² protegidos por lei, abrangendo desde ecossistemas intocados até espaços de uso sustentável, como parques que permitem visitação.
As áreas administradas pelo Estado se dividem em:
UCs Estaduais de Uso Sustentável – 10.470,74 km²
UCs Estaduais de Proteção Integral – 756,44 km²
Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur) – 152,25 km²
Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT) – 670,35 km²
Além disso, o território paranaense conta com Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que somam 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; Unidades de Conservação Federais, que ocupam 8.840,39 km² — sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, o destaque — e Unidades Municipais, como o Parque Barigui, em Curitiba, que juntas somam 3.959,55 km².