As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 70% de execução em julho, segundo o boletim técnico mensal. Um dos projetos mais aguardados pelos paranaenses, a construção tem acompanhamento constante e segue em ritmo acelerado, com avanços significativos nos acessos viários que ligarão a estrutura à PR-412, nos dois extremos da Baía de Guaratuba.
Os acessos foram planejados para garantir fluidez no tráfego e integração ao novo sistema viário. No lado de Guaratuba, o trecho em obras tem cerca de 940 metros; no lado de Matinhos, são aproximadamente 880 metros. Com a ponte, a extensão total da obra é de 3,07 quilômetros.
Avanços em julho
No lado de Guaratuba, os trabalhos se concentraram nas contenções com solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, além da escavação para rebaixamento do morro que dá acesso à região de Caieiras.
Segundo o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, estão previstos 200 mil metros cúbicos de terraplenagem (entre escavação e aterro) e 50 mil metros quadrados de pavimentação, incluindo reforço de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.
Na região, há também a construção de uma rotatória que distribuirá o tráfego para o centro de Guaratuba (que será remodelado futuramente) e para a Praia de Caieiras. As contenções no acesso principal combinam solo grampeado com cortina atirantada estaqueada, totalizando 10 mil m² de área contida.
No lado de Matinhos, as equipes avançaram na drenagem e terraplenagem dos ramos 500 e 600. O ramo 500, por exemplo, dá acesso à comunidade de Cabaraquara e margeia o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
Obras do trecho estaiado
No trecho estaiado, a parte mais complexa e imponente da ponte – a infraestrutura (estacas e blocos de coroamento) e a mesoestrutura (pilares) das torres principais já estão concluídas. Após a execução da aduela de partida, foi iniciado o lançamento das aduelas típicas pelo método de balanços sucessivos, com concretagem no local.
Nos apoios 04 e 05, os primeiros pares de aduelas já avançaram 5,50 metros para cada lado, totalizando 11 metros.
Até o momento, foram concretadas 58 estacas: 23 no trecho estaiado e 35 no trecho pré-moldado, de um total de 64 previstas (24 no estaiado e 40 no pré-moldado).
Produção e montagem da superestrutura
A fabricação das vigas longarinas pré-moldadas segue em andamento, com 117 unidades produzidas e 96 já lançadas nas travessas, formando a base da via, especialmente na curva da margem de Guaratuba.
No trecho pré-moldado, avança também a instalação das pré-lajes (placas pré-moldadas de concreto). Em julho, foi concluída a concretagem acumulada de 10 lajes, de um total de 23 previstas. Após a concretagem, será aplicado o revestimento asfáltico que receberá o tráfego de veículos.
Declarações
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância e o ritmo acelerado da obra:
“Estamos trabalhando dia e noite para concluir esse projeto grandioso no ano que vem. Com 70% da obra concluída, a ponte já gera ainda mais expectativa, especialmente com o anúncio das novas obras de duplicação de acesso a Guaratuba pela BR-101, em parceria com Santa Catarina.”
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que a próxima etapa será a colocação dos estaios:
“Vamos chegar ao fim do ano com todos os canteiros em atividade acelerada e com um desenho cada vez mais completo da estrutura.”
Para a engenheira do DER-PR, Larissa Vieira, os avanços nos acessos são decisivos:
“Cada etapa construída representa um grande passo no desenvolvimento que a região litorânea aguarda há mais de 40 anos, garantindo uma ligação segura, moderna e eficiente.”