Curitiba enfrenta 83 horas seguidas com temperaturas abaixo de 10 °C, maior sequência desde 2013

AEN
05/07/2025 12h00 - Atualizado há 1 dia

Curitiba enfrenta 83 horas seguidas com temperaturas abaixo de 10 °C, maior sequência desde 2013
Geraldo Bubniak/AEN

Curitiba registrou 83 horas consecutivas com temperaturas abaixo dos 10 °C, marca encerrada na manhã desta sexta-feira (4), por volta das 9h, quando os termômetros chegaram a 11,4 °C. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), essa foi a sequência mais longa de frio intenso na capital paranaense desde 2013, quando o município enfrentou 93 horas seguidas com esse padrão de temperatura.

O último dia de sol antes do frio prolongado foi no domingo (29). Desde então, uma combinação de céu nublado e a presença de uma massa de ar frio manteve as temperaturas persistentemente baixas. Na segunda-feira (30), a mínima foi de 9,6 °C e a máxima de 15,7 °C. À noite, os termômetros caíram para a casa dos 10 °C, e só voltaram a ultrapassar os 11 °C nesta sexta.

Nos dias seguintes, o frio se intensificou:

Terça (1º): entre 6,2 °C e 9,6 °C

Quarta (2): entre 5,5 °C e 6,9 °C

Quinta (3): mínima de 5,8 °C e máxima de 10 °C

Sexta (4): mínima de 9,4 °C, com pico de 13,4 °C por volta das 13h30

Antes desse episódio, o período mais recente de frio prolongado na cidade havia ocorrido em junho deste ano, com 67 horas seguidas abaixo de 10 °C.

Sol retorna no fim de semana
A previsão aponta melhora nas condições do tempo nos próximos dias. Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, o sol deve voltar a aparecer com mais intensidade no fim de semana, favorecendo a elevação das temperaturas. “Esses últimos quatro dias foram bastante impactantes em Curitiba, pois a ausência de sol aumenta até a sensação de frio. Mas no fim de semana já são esperadas máximas de até 18 °C”, explicou.

Nesta sexta, algumas aberturas rápidas de sol foram registradas à tarde, e o sábado e o domingo devem contar com períodos mais prolongados de céu limpo.

Monitoramento climático
O Simepar conta com uma ampla estrutura de monitoramento climático, composta por 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. Os dados são utilizados por órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável para auxiliar em ações de resposta a eventos extremos, como enchentes, deslizamentos, incêndios e secas.

A previsão do tempo detalhada para os 399 municípios paranaenses pode ser consultada no site www.simepar.br, com atualizações duas vezes ao dia. É possível acompanhar as temperaturas mínima e máxima, volume de chuva, umidade relativa do ar e velocidade do vento, com detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp