Entre janeiro e abril de 2025, os portos do Paraná movimentaram 22.837.680 toneladas de cargas, um aumento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 21.377.501 toneladas. O resultado reforça a tendência de crescimento contínuo, após o recorde histórico de exportações e importações alcançado em 2024.
A soja em grão liderou as exportações, com 5.495.034 toneladas movimentadas — 10% a mais que no primeiro quadrimestre de 2024 (4.985.019 toneladas). O farelo de soja também apresentou desempenho expressivo, com crescimento de 21%, passando de 1.986.107 para 2.407.836 toneladas.
No campo das importações, o destaque vai para os fertilizantes. De janeiro a abril deste ano, os portos paranaenses receberam 3.395.960 toneladas do insumo, 7% acima do volume registrado no mesmo período do ano anterior (3.179.252 toneladas).
“O crescimento constante dos portos do Paraná é reflexo do trabalho técnico rigoroso, tanto na gestão logística quanto na operação portuária”, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
Recorde histórico de caminhões em Paranaguá
A alta na exportação de grãos e farelo impulsionou o movimento de caminhões no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, que registrou um recorde histórico: 181.651 veículos passaram pelo local entre janeiro e abril deste ano. O número supera o recorde anterior do mesmo período de 2020, que havia sido de 175.280 caminhões.
Voltado ao recebimento de granéis sólidos vegetais, o pátio recebeu, majoritariamente, cargas de soja em grão e farelo de soja, provenientes principalmente dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
De acordo com Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, o sistema de triagem adota rigorosos critérios de qualidade. “Nossos processos garantem que as cargas estejam livres de contaminantes, o que eleva a confiança do mercado internacional e valoriza nossos produtos”, afirmou.
Além de assegurar a qualidade das mercadorias, o Pátio de Triagem tem como função organizar a entrada dos caminhões, evitando filas na BR-277. A estrutura conta com agendamento de data e horário, além de contribuir para a fluidez no acesso ao porto.
Terminal de contêineres mantém liderança no Sul do Brasil
A movimentação de contêineres também apresentou resultados positivos. A TCP, empresa responsável pela operação do Terminal de Contêineres de Paranaguá, manteve a liderança no Sul do Brasil pelo segundo ano consecutivo, com 372.446 TEUs movimentados no primeiro trimestre de 2025. O número representa um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
A perspectiva para os próximos meses é ainda mais promissora, devido à ampliação do calado do terminal, que passou de 12,10 para 12,80 metros (a maré zero). Com os 70 centímetros adicionais de profundidade, os navios que operam no terminal agora podem transportar até 560 TEUs a mais por viagem.
A melhoria no calado faz parte dos investimentos contínuos da Portos do Paraná e reforça o potencial logístico do estado como um dos principais hubs portuários do Brasil.