Paraná enfrenta queda na umidade do ar e tempo seco a partir de sexta-feira (16)

AEN
15/05/2025 12h04 - Atualizado há 4 dias

Paraná enfrenta queda na umidade do ar e tempo seco a partir de sexta-feira (16)
Geraldo Bubniak/AEN

Nesta quinta-feira (15), o tempo permanece encoberto com chuviscos ocasionais entre Curitiba e o Litoral do Paraná. No entanto, a partir de sexta-feira (16), o clima deve mudar significativamente em praticamente todo o Estado, com predomínio de tempo seco e queda acentuada na umidade relativa do ar — especialmente no período da tarde — até, pelo menos, a próxima terça-feira (20).

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a baixa umidade será provocada por massas de ar seco que avançam sobre o território paranaense, afetando primeiro as regiões Sudoeste, Oeste, Noroeste e Norte. Nessas áreas, os índices de umidade devem ficar abaixo de 40%, podendo atingir níveis inferiores a 30%. No fim de semana, essa condição deve se estender a quase todo o Paraná, com exceção da faixa litorânea.

O que causa o tempo seco

De acordo com o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, a situação está relacionada à atuação de diferentes massas de ar sobre o país. No outono e inverno, são comuns as massas de ar polar que vêm da Antártida e atravessam a Argentina, trazendo frio e ar seco. Também há influência de massas de ar mais quentes e secas vindas do Centro-Oeste, onde as chuvas já são escassas nesta época do ano.

“A frente fria que passou pelo Paraná entre os dias 9 e 10 provocou queda de temperatura e alteração na direção dos ventos, o que aumentou a nebulosidade na região Leste do Estado”, explica Braun. “Com isso, tivemos registros de chuviscos e aumento da umidade no Leste e Centro do Paraná, mas essa umidade não conseguiu avançar para as demais regiões, que mantiveram umidade entre 50% e 60% nos últimos dias”.

A nova mudança nos ventos, agora predominando do quadrante norte, favorecerá a entrada de ar seco vindo do Centro-Oeste, acentuando a secura do ar especialmente à tarde.

Quando a umidade volta a subir

A baixa umidade deve persistir de sexta até, pelo menos, terça-feira (20). A previsão é de que um novo sistema frontal avance sobre o Estado somente na quarta-feira (21), trazendo chuvas e aumentando novamente a umidade do ar.

Amplitude térmica e calor à tarde

Outro destaque para os próximos dias é a amplitude térmica típica do outono. As manhãs continuarão com temperaturas mais amenas, enquanto as tardes serão quentes. Entre sábado e terça-feira, as temperaturas máximas devem ultrapassar os 30°C nas regiões Oeste, Noroeste e Norte.

Cuidados com a saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para os riscos à saúde causados pelo tempo seco. A baixa umidade pode provocar ressecamento das mucosas, crises alérgicas e problemas respiratórios, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Entre os cuidados recomendados estão:

Beber bastante água, mesmo nos dias mais frios;

Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

Manter os ambientes ventilados e, se possível, com umidificadores;

Procurar atendimento médico em casos de tosse seca persistente, dificuldade para respirar ou agravamento de doenças respiratórias pré-existentes.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp