O setor de serviços do Paraná registrou crescimento de 1,2% em março de 2025, na comparação com o mês anterior, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14). Esse desempenho representa uma expansão quatro vezes maior que a média nacional no mesmo período, que foi de 0,3%.
Segundo o IBGE, o avanço paranaense foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do setor em nível nacional, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, que apresentou alta de 2,3%. Em contrapartida, estados com forte influência no setor de serviços, como São Paulo (-0,2%) e Rio Grande do Sul (-0,9%), apresentaram retração.
No acumulado do ano, entre janeiro e março, o setor de serviços do Paraná também cresceu 1,2%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, entre abril de 2024 e março de 2025, a elevação foi de 3,1%.
No que diz respeito à receita nominal — indicador que reflete o montante bruto movimentado pelas empresas do setor — o Paraná apresentou crescimento de 0,9% em março, em relação a fevereiro. No total, 12 das 27 unidades da federação registraram queda neste índice.
Considerando o acumulado de 2025, o setor de serviços no Estado teve alta de 6% na receita nominal. No recorte de 12 meses, o avanço foi de 7,9%, evidenciando a relevância econômica do setor para o desenvolvimento regional.
Turismo mantém trajetória de crescimento
A PMS também divulgou os dados do segmento de turismo, que segue em expansão no Paraná. No acumulado de janeiro a março de 2025, o Estado apresentou o sexto maior crescimento do País, com aumento de 7,5%, superando a média nacional de 4,7%.
Quanto à receita nominal gerada pelas atividades turísticas, as empresas paranaenses do setor registraram alta de 11% no ano, enquanto o resultado nacional ficou em 9,6%.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o comportamento conjuntural do setor, analisando a receita bruta de empresas formalmente constituídas com 20 ou mais empregados, cuja atividade principal seja um serviço não financeiro — com exceção das áreas de saúde e educação.
Os dados completos da pesquisa, com informações detalhadas do Paraná, demais estados e Brasil, estão disponíveis no sistema Sidra, do IBGE.