O Paraná teve o maior crescimento industrial do Brasil em março deste ano, com alta de 15,1% em comparação com o mesmo mês de 2024, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE. O desempenho ficou muito acima da média nacional, que foi de 3,1%.
O levantamento compara dois períodos equivalentes em termos de sazonalidade, o que torna o resultado mais preciso, sem interferências de fatores como férias coletivas típicas do início do ano.
Outros estados que também apresentaram bom desempenho foram Santa Catarina (9,3%), Pará (9,1%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Bahia (3,9%). Na contramão, os maiores recuos foram registrados em Pernambuco (-22,6%), Rio Grande do Norte (-19,1%) e Maranhão (-10,5%).
Setores em destaque
No Paraná, o crescimento foi impulsionado especialmente pela indústria de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis, que registrou um salto de 52,7% na produção. O setor é considerado estratégico por abastecer outras cadeias industriais com insumos essenciais.
Outros segmentos com forte desempenho foram:
Produtos químicos: +45,6%
Máquinas, aparelhos e materiais elétricos: +34,1%
Máquinas e equipamentos: +18,8%
Produtos de metal: +10,8%
Madeira: +9,5%
Veículos automotores: +8,8%
Ao contrário de outros estados que dependem de setores extrativos, como mineração e petróleo, o Paraná tem uma base industrial focada na indústria de transformação, que agrega mais valor aos produtos, estimula a inovação e gera empregos qualificados.
Acumulado do ano também é positivo
No acumulado de janeiro a março de 2025, o Paraná teve o segundo maior crescimento industrial do país, com alta de 7,1%, quase quatro vezes acima da média nacional (1,9%). Apenas Santa Catarina teve desempenho superior, com 8,5%.
Os setores que mais cresceram no trimestre foram:
Produtos químicos: +20,8%
Máquinas e equipamentos: +15,8%
Coque e derivados de petróleo: +15,7%
Veículos automotores: +13,3%
Na comparação entre fevereiro e março, a produção industrial paranaense também avançou 0,8%, o melhor resultado entre os estados do Sul.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional monitora mensalmente o desempenho das indústrias de transformação e extrativas em 17 estados e no Nordeste como um todo, com dados utilizados para análises econômicas de curto prazo.
Os resultados completos podem ser acessados no sistema SIDRA do IBGE. A próxima divulgação da PIM, referente a abril, está prevista para 11 de junho.