A aplicação de fumacê, que foi intensificada a partir do mês de abril, tem prosseguimento em Apucarana. Nos próximos dias, a aplicação acontecerá em outros 168 bairros. A Autarquia Municipal de Saúde orienta a população a deixar as portas e janelas dos imóveis abertas para que o produto de combate ao mosquito entre nas casas.
O prefeito Rodolfo Mota afirma que o fumacê – pulverização de inseticida para o combate do mosquito Aedes aegypti – é uma das ações que integram a campanha Guerra contra a Dengue. “No mês de abril, em parceria com a 16ª Regional de Saúde o trabalho foi intensificado. Na primeira fase, 105 bairros foram atendidos e agora nesta nova etapa, que tem início nesta sexta-feira, mais 168 serão abrangidos”, informa Rodolfo Mota.
O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, lembra que o fumacê é aplicado em dois períodos do dia. “Na parte da manhã, sempre das 5 às 8 horas, e na parte da tarde, das 16h30 até 21 horas. É importante a população deixar as portas e janelas dos imóveis abertas. O fumacê se dissipa rápido”, observa.
De acordo com o secretário, a aplicação não faz mal ao ser humano e também a nenhum tipo de animal de estimação, como cachorro, gato ou pássaro. No entanto, a recomendação é trocar a água dos bebedouros após a pulverização e que os apicultores protejam as suas colméias.
Matheus Machado da Ponte, coordenador do Controle de Endemias da Autarquia Municipal de Saúde, também pede para que a população dos bairros fique atenta quanto a questões de trânsito. “Em vias com sentido único de tráfego, é necessário que a caminhonete trafegue na contramão para poder fazer a aplicação do fumacê, pois o equipamento utilizado para espalhar o produto é fixo e direcionado apenas para um lado”, esclarece.
Na tarde desta sexta-feira (09/05), o fumacê será aplicado nas regiões do Distrito do Pirapó, Sol Nascente, Vila Regina/ Colônia dos Novos Produtores, Residencial Interlagos e Distrito de Vila Reis. “Já na manhã deste sábado (10/05), na área central de Apucarana e região da Prefeitura, além dos bairros Bom Jesus, Aclimação e 28 de Janeiro”, cita o coordenador municipal de endemias.
PRÓXIMAS REGIÕES ONDE SERÁ APLICADO FUMACÊ (2ª etapa)
Núcleo João Paulo (Bairros João Paulo, Mirian, Primavera, Gramados)
Osmar Guaraci Freire
Vila Apucaraninha (Bairro Vila São Jerônimo, Núcleo Fraternidade, Apucaraninha)
10º Batalhão (Bairros Veneza, Pq Industrial Zona Oeste)
Paineiras (Bairros Paineiras, Solar Toscana, vila São Jorge)
Vila Rural Nova Ucrânia
Texas (Bairro Jd Por do Sol, Texas)
Vila Reis
Vila Operária(JD Maraba)
Vila Regina (Bairros Jd. Figueira, Núcleo Nra Aparecida, vila Regina, Franca e Vitória Régia)
30º BIMec (Jardim Curitiba)
Interlagos
Adriano Correia
Colônia dos Novos Produtores (Bairros Orlando Bacarin e Colônia N. Produtores)
Jardim das Flores (Jd. Flores I-II-III-IV e V)
Cemitério da Saudade (Guanabara)
Cemitério Cristo Rei (Jardim Eldorado, Vila Operária 2, Jd. Catuaí I-II-III)
Bom Jesus (Jd Jardim Flamingos, Jd Laranjeiras, Independência, Res. Milani)
Barra Funda
Prefeitura
Lago Jaboti (Vila São Martins, Jd. Portal do Lago, Jd Europa)
Vila Formosa (Vila São Paulo, Vila Brasil, Vila Vitória)
Pq Santo Expedito (Jardim Morumbi, Res. Miguel Sochacki, Lot. Cazarin)
Jardim Esperança (Jardim Iguatemi)
Centro (Vila São José, Vila Agari)
Bairro 28 (Vila Social, Vila Vera Cruz, Vila Ivone)
Jardim Aclimação