Mutirão de Empregos 50+ supera expectativas e garante colocação para centenas em Curitiba

AEN
08/05/2025 11h15 - Atualizado há 1 dia

Mutirão de Empregos 50+ supera expectativas e garante colocação para centenas em Curitiba
SETR

O Mutirão de Empregos 50+, promovido pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná (SETR) nesta terça-feira (7), teve resultado expressivo e superou as expectativas. Realizada na Agência do Trabalhador de Curitiba, a ação integra a programação do Mês do Trabalhador e registrou mais de 600 atendimentos ao longo do dia.

Segundo a organização, foram distribuídas 609 senhas e registradas 1.226 participações em entrevistas, já que muitos candidatos participaram de mais de um processo seletivo. Ao final do evento, 388 pessoas foram pré-aprovadas ou já contratadas pelas empresas parceiras.

O mutirão contou com a participação de oito empresas que disponibilizaram dezenas de vagas para trabalhadores com mais de 50 anos. A recrutadora Ana Beatriz Fortunato elogiou o perfil dos candidatos: “Eles já saem daqui com encaminhamento para entrega de documentos na empresa e, em muitos casos, com exame admissional agendado. Foi uma experiência incrível, com pessoas comprometidas, que realmente querem permanecer no trabalho”, destacou.

Histórias de superação

Entre os participantes, histórias como a de Ezilda Maria mostram o impacto transformador da ação. Desempregada, ela encontrou no mutirão uma nova oportunidade. “Participei da seleção e até achei fácil. Fiquei muito emocionada de sair daqui já aprovada. Estou muito feliz e convido outras pessoas a não desistirem. Emprego exige persistência”, contou.

Aos 64 anos, Aparecido da Silva também saiu esperançoso. “Fui indicado para uma vaga em um hotel e tenho entrevista marcada para sexta-feira. Já estou há nove meses sem trabalho, e as contas não param. Agora acho que vai”, disse.

Valorização da experiência

Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes do Carmo, o resultado reflete o compromisso do Estado em abrir portas para a população. “Foi um dia de esperança e dignidade para centenas de paranaenses. Muitas pessoas saíram praticamente empregadas. Nosso papel é justamente esse: criar oportunidades e valorizar a experiência dos nossos trabalhadores. O sucesso desse mutirão mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, também destacou a importância da iniciativa. “Em um cenário de transição demográfica, com o envelhecimento da população, ações como essa são cada vez mais necessárias. O Paraná, inclusive, deve ter mais pessoas com mais de 60 anos do que menores de 14 já em 2027”, alertou.

Mais ações em maio

O Mutirão 50+ foi o primeiro de uma série de quatro ações previstas para maio, em Curitiba. No dia 14, haverá um mutirão voltado à população negra, com mais de 1.000 vagas disponíveis.

Em 20 de maio, ocorre o mutirão “sem currículo”, no ginásio da Praça Oswaldo Cruz. Cem candidatos pré-selecionados participarão de uma dinâmica com atividades físicas, que avaliam competências e habilidades antes da análise dos currículos.

A programação será encerrada no dia 28, com o maior evento do mês no bairro Cajuru: mais de 3.000 vagas estarão disponíveis, oferecidas por cerca de 50 empresas.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp