Feriado do Dia do Trabalhador impulsiona turismo e movimenta economia no Paraná

AEN
06/05/2025 09h27 - Atualizado há 3 dias

Feriado do Dia do Trabalhador impulsiona turismo e movimenta economia no Paraná
Diogo Justus/Marcos das 3 Fronteiras

O feriado do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, trouxe impactos positivos ao setor de turismo no Paraná. Segundo dados de entidades representativas, diversas regiões do Estado registraram alta ocupação hoteleira e movimentação intensa em serviços ligados ao turismo, como alimentação, transporte e eventos culturais.

Alta ocupação hoteleira
Curitiba foi um dos destaques, com 80% de ocupação nos hotéis, de acordo com o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA). Já Foz do Iguaçu alcançou 71%, conforme levantamento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares (Sindhotéis). A pesquisa mostra que hospedagens de três estrelas em Foz registraram ocupação de 74%, enquanto os resorts chegaram a 72%.

O presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, destacou a importância desses números: “Os dados reforçam o impacto positivo dos feriados para a economia do turismo e o papel essencial da promoção integrada do destino Iguaçu”.

Turismo gastronômico e entretenimento em alta
A demanda também se refletiu no setor gastronômico. De acordo com Fábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), o fluxo foi expressivo em polos como Curitiba, o Litoral e Foz do Iguaçu, mesmo com a concorrência de eventos nacionais, como o show da cantora Lady Gaga no Rio de Janeiro. “Foi um feriado surpreendente, que movimentou os municípios e gerou emprego e renda”, afirmou.

Transporte aéreo registra crescimento
O Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, contabilizou mais de 74,6 mil passageiros entre os dias 30 de abril e 4 de maio, um aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2024. Em Foz do Iguaçu, o número de passageiros chegou a 25,6 mil. Os dados são da CCR Aeroportos, responsável pela administração dos terminais.

Atrações turísticas lotadas
A tradicional viagem de trem entre Curitiba e Morretes, operada pela Serra Verde Express, registrou média de 91% de ocupação – com picos de 100% –, transportando mais de 7,2 mil passageiros durante o feriado. O passeio está entre os melhores do mundo segundo a editora britânica Lonely Planet.

Outro destaque foi o Parque Nacional do Iguaçu, que recebeu 30.122 visitantes entre os dias 1º e 4 de maio. Turistas de 74 nacionalidades passaram pela Unidade de Conservação, que abriga as Cataratas do Iguaçu – eleitas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e principal atração do Brasil e da América do Sul pelo TripAdvisor.

Eventos regionais fortalecem o turismo
A movimentação também foi impulsionada por festas e celebrações em diversas cidades do Estado, todas com apoio da Secretaria do Turismo (Setu-PR). No total, mais de 52 mil pessoas participaram das programações realizadas em municípios como Planaltina do Paraná, Antonina, Guarapuava, Marumbi, Braganey, Cascavel, Inajá, Amaporã e Itaúna do Sul.

Crescimento contínuo
O desempenho no feriado de 1º de maio reforça o bom momento do turismo paranaense. Durante os feriados da Páscoa e Tiradentes, em abril, e no aniversário de Curitiba em março, hotéis da capital e de outras regiões já haviam alcançado taxas de ocupação próximas a 100%.

“A gestão estadual tem investido para transformar o Paraná em um destino turístico forte o ano todo”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp