Fumaça branca no Vaticano anuncia eleição de Robert Francis Prevost, o "Leão XIV" como novo papa

Da Redação
08/05/2025 15h30 - Atualizado há 5 horas

Fumaça branca no Vaticano anuncia eleição de Robert Francis Prevost, o Leão XIV como novo papa
Reprodução/Vaticano

A Igreja Católica tem um novo líder. A tradicional fumaça branca foi vista na tarde desta quinta-feira (8) saindo da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que os cardeais reunidos no conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor de Francisco. Pouco depois, o anúncio oficial foi feito: “Habemus Papam”.

Os sinos da Basílica de São Pedro também soaram, marcando a escolha do novo pontífice entre os 133 cardeais votantes, confinados desde a manhã de quarta-feira (7). O eleito foi o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Leão XIV. Ele foi apresentado à multidão na sacada da basílica, onde fez sua primeira aparição como papa.

"A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", disse o novo pontífice em seu primeiro discurso.

 

A escolha se deu no segundo dia de conclave, seguindo o padrão das eleições anteriores de 2005 e 2013. Apesar do maior número de cardeais votantes — 133, em comparação aos 117 do conclave passado —, a votação foi encerrada de forma relativamente rápida. Antes da decisão final, duas rodadas resultaram em fumaça preta: a primeira, ainda na quarta-feira, e a segunda, na manhã de quinta.

A eleição de Leão XIV ocorre 17 dias após a morte do papa Francisco, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Embora os episódios tenham surpreendido, sua saúde já era considerada frágil — Francisco havia recebido alta recente após cinco semanas de internação por pneumonia.

Durante seus 12 anos de papado, Francisco promoveu reformas importantes e buscou aproximar a Igreja dos fiéis em todo o mundo — hoje mais de 1,3 bilhão, embora em queda gradual. Com o fim do período de Sé Vacante, a Igreja entra agora em uma nova fase, que deve indicar se o Vaticano seguirá os rumos reformistas de Francisco ou tomará um novo caminho.

A Praça São Pedro, mais uma vez, foi palco de um momento histórico. Aproximadamente 45 mil pessoas acompanharam a escolha do novo papa, entre fiéis, turistas e curiosos. O clima era de expectativa e emoção: muitos se abraçaram e choraram ao ver a fumaça branca no céu de Roma.

O conclave teve início na quarta-feira, após a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, celebrada na Basílica de São Pedro. A primeira votação ocorreu cerca de três horas após o fechamento das portas da Capela Sistina.

Com a eleição de Leão XIV, o mundo católico inicia um novo capítulo, atento aos próximos passos do novo pontífice e às direções que ele dará à Igreja nos próximos anos.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp