Número de carteiras assinadas em atividades turísticas cresce 6% em fevereiro no Paraná

AEN
02/04/2025 12h23 - Atualizado há 1 dia

Número de carteiras assinadas em atividades turísticas cresce 6% em fevereiro no Paraná
Reprodução/SETU

O número de empregos ligados às Atividades Características do Turismo (ACTs) criados em fevereiro de 2025 registrou aumento de 6% no comparativo com o mesmo mês de 2024. Ao todo, foram registradas 1.680 contratações na cadeia produtiva do turismo no segundo mês deste ano, contra 1.585 no ano passado.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ferramenta do governo federal que acompanha a mão de obra formal no Brasil. O saldo é referente a contratos celetistas, ou seja, com carteira assinada, e resulta da diferença entre admissões e desligamentos nas funções. De maneira geral, o Paraná abriu 39.176 postos de trabalho em fevereiro deste ano, melhor resultado para um mês desde fevereiro de 2021, quando foram criadas 41.452 vagas. 

No comparativo entre os dois períodos, as Regiões Turísticas paranaenses que tiveram os maiores saldos positivos de empregos do turismo foram Riquezas do Oeste, que abrange 32 municípios do Oeste do Paraná, com 199 postos de trabalho, Vale do Ivaí, que abriga 26 destinos, com 20 novos empregos, e Entre Matas Morros e Rios, que abrange 11 localidades da região central do Estado, com 28 postos. Algumas variações ultrapassam 480%.

As funções com maior número de empregados foram transporte rodoviário (601 empregados), serviços de alimentação (547), hospedagens e alojamento (234) e atividades desportivas e recreativas (214). As Atividades Características do Turismo (ACTs) contemplam oito atividades características: empregos em agências e operadoras; alojamentos; aluguel de automóveis; atividades desportivas; recreativas; atividades culturais; serviços de alimentação; e transportes aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário.

O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, afirma que o crescimento é proporcional ao trabalho realizado no Paraná para a promoção do turismo. “O governador tomou uma decisão muito acertada ao valorizar o turismo criando uma secretaria que antes não existia no Paraná. O trabalho que vem sendo feito mostra números que refletem o bom momento em que vivemos na geração de emprego e renda nesse setor”, destacou.

FORÇA FEMININA

A presença feminina no setor também é importante no mercado de trabalho. Conforme dados do Caged, no Paraná as mulheres ocuparam 62% de todos os empregos em atividades ligadas ao turismo no Paraná em fevereiro de 2025.

Ana Carla de Almeida Pavão, conhecida como Tuca Pavão, atua como condutora de turismo no Litoral e acredita que a região tem uma energia especial. “Boa parte disso com certeza vem das mulheres. Nós somos guias, condutoras, empreendedoras, trabalhadoras que estamos criando experiências que marcam os turistas. Não estamos apenas ocupando espaço, estamos transformando o setor”, disse.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp