O segundo encontro do ecossistema Destino Turístico Inteligente (DTI) de Curitiba, neste ano, foi realizado nesta quinta-feira (6/3), reunindo especialistas, gestores e representantes do setor para fortalecer o desenvolvimento turístico da capital paranaense. A reunião teve como foco a criação de estratégias para tornar Curitiba uma referência em inovação, sustentabilidade e experiência para visitantes.
Ser um Destino Turístico Inteligente (DTI) significa integrar inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade à gestão turística, proporcionando uma experiência mais eficiente e satisfatória para os visitantes. Esse modelo busca otimizar o uso de dados para melhorar a infraestrutura, segurança e mobilidade, ao mesmo tempo em que fortalece a economia local e a qualidade de vida da população.
"Nos últimos quatro a cinco anos, atuamos em um grupo que reúne setor público, privado, academia e startups. Esse esforço conjunto nos colocou em destaque entre outros destinos que também trabalham com DTI, fazendo com que sejamos procurados para compartilhar conhecimento e boas práticas”, declara Wellington Medeiros, analista de turismo do Instituto Municipal de Turismo (IMT).
Após a apresentação dos articuladores, os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho (GTs) para discutir diferentes aspectos do DTI. O GT Sustentabilidade, Acessibilidade, Mobilidade e Transporte foi conduzido por Eduardo Ramires da Broder Qualidade de Vida e Saúde, enquanto Junior Sontag, do IMT, liderou o GT Governança e Segurança. Já Leandro Roeder da Guilda de Aventureiros ficou responsável pelo GT Marketing, Criatividade e Experiência, e Wellington Medeiros, do IMT, coordenou o GT Tecnologia e Inovação.
Durante o evento, o Boletim Sebrae DTI foi apresentado por Andriele Andreatta e Tricia Sander, ambas da 8 Vias Consultoria, trazendo análises e insights sobre o desempenho do setor e apontando caminhos para aprimorar as estratégias adotadas.
Outro ponto alto da reunião foi a aplicação da Matriz FOFA (SWOT), que permitiu uma avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do destino turístico curitibano. A Matriz FOFA é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para identificar os aspectos internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) de um projeto ou organização. A partir dessa análise, é possível definir ações mais eficazes para potencializar pontos positivos e mitigar desafios. Além disso, foi feita uma retrospectiva dos desafios e avanços observados desde a implementação dessa ferramenta na cidade.
O ecossistema DTI busca integrar tecnologia, governança e experiência do visitante para consolidar Curitiba como um destino turístico inovador. Com os debates e planejamentos realizados nesta segunda reunião, os atores envolvidos avançam na construção de um ambiente mais inteligente e sustentável para turistas e moradores.