As aulas da rede municipal de ensino de Cambé vão voltar na próxima segunda-feira (6). A novidade para esse ano é a junção das Secretarias de Educação e Cultura, que promete oferecer aos alunos diversas atividades culturais e artísticas. O retorno para o segundo semestre é para os mais de 10 mil alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e do Ensino Fundamental I.
Para Estela Camata, secretária de Educação e Cultura, as expectativas para o ano letivo de 2023 são altas. A secretária adianta que diversos projetos estão em andamento. “Com a junção da Educação e da Cultura, nós já queremos ofertar oficinas e atividades culturais para as escolas que já têm a jornada estendida e, a partir daí, ampliar essa ação”, apresenta.
Entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, todos os profissionais da Educação e da Cultura estão passando por formações continuadas nas áreas pedagógicas; e no dia 3 de fevereiro, os pais e alunos poderão conhecer a escola, as salas de aula, tirar dúvidas com a equipe pedagógica e fazer a entrega dos materiais escolares.
A partir do dia 6, os 10.494 alunos retornam para uma das 44 unidades municipais de ensino. Como período de adaptação, os alunos da educação infantil e do fundamental serão liberados em horários especiais nos dias 6 e 7: no período matutino às 10h; e vespertino e integral às 15h30.
“Nós ainda temos que superar alguns desafios que a pandemia nos deixou, mas estamos caminhando a passos largos e, por isso, eu sempre ressalto a importância da formação continuada dos nossos professores”, destaca Camata. A secretária também fala sobre a importância das obras de manutenção e reforma em algumas escolas da cidade, como a cobertura das quadras da Escola Municipal Professora Lourdes Gobi Rodrigues, no Jardim Ana Rosa, e a Escola Municipal Olavo Soares Barros, no Jardim José Favaro. “Isso traz mais conforto e comodidade para os nossos alunos e professores, que não precisam interromper as aulas de educação física por conta do calor ou da chuva”, pontua.
Camata reforça que o ano começa sem restrições, mas que os pais devem ficar atentos à saúde das crianças. “Se ela estiver com tosse ou dor de garganta, mesmo que seja só um resfriado, é importante colocar uma máscara na criança, levar ela ao médico, e comunicar o fato para a diretoria da escola."
De acordo com a secretária, o início de um novo letivo para os alunos é sinônimo de transformação. “As férias acabaram e nós esperamos que os alunos estejam ansiosos para esse retorno. A educação faz toda a diferença e transforma a vida das pessoas”, valoriza.