Os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 começam a ser entregues pelos Correios a partir da desta segunda-feira (17/2). A emissão da guia para pagamento também já está disponível pelo Curitiba App, pelo site da Prefeitura e pela página da secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.
O vencimento é em 20 de março, tanto para pagamento à vista, com 10% de desconto, quanto para a primeira parcela, no caso de quem optar por parcelar. O IPTU pode ser parcelado em até dez vezes sem juros, de março a dezembro, sempre com vencimento dia 20, sem desconto. Se a data cair em um fim de semana ou feriado, o imposto poderá ser pago até o próximo dia útil subsequente. O IPTU 2025 incide em 980.071 unidades tributárias.
Os Correios devem finalizar dentro de duas semanas as entregas dos avisos de lançamento do IPTU 2025.
“As cartas começam a ser entregues no dia 17 com a previsão de conclusão dos trabalhos para o início de março. Então, o contribuinte terá prazo suficiente para executar, caso não receba pelos correios, a emissão pela internet, no site da prefeitura ou pelo Curitiba App. Há ainda os núcleos da Secretaria de Finanças na Ruas da Cidadania e na Prefeitura, onde poderá ser feita a emissão do documento para o contribuinte”, explica o diretor de rendas imobiliárias da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Sergio Luiz Primo.
Como nos anos anteriores, o contribuinte receberá em casa o documento para pagamento à vista e da primeira parcela. As demais parcelas devem ser emitidas no site da Prefeitura ou pelo Curitiba App.
Pela internet é possível gerar o documento de arrecadação municipal (DAM) de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.
Como pagar
O DAM pode ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também é possível pagar pelo PIX, cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.
Os bancos conveniados para pagamento do IPTU 2025 são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos.
Débito Automático
Para quem optar pelo débito automático, a primeira parcela será debitada no dia 28 de março, e as demais todo dia 20. Basta fazer a solicitação diretamente a seu banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizar seus cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar a(s) primeira(s) parcela(s).
Quem não tem acesso à internet pode emitir as guias no atendimento presencial (com ou sem agendamento) nos núcleos da Finanças nas Ruas da Cidadania ou na sede da Prefeitura. Se quiser ser atendido com hora marcada, o contribuinte deve realizar agendamento prévio no Agenda Online.
Correção pela inflação
A maioria dos imóveis terá correção apenas pela inflação acumulada - de 4,87%, referente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre dezembro de 2023 e novembro de 2024.
Imóveis cujo IPTU ainda está defasado – que representam apenas 7% do total de 980.071 unidades tributáveis - e que ainda não completaram a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que se iniciou em 2023, terão correção que segue a mesma lógica aplicada nos anos anteriores.
O reajuste máximo será de 22,87% (inflação mais 18%), exceto para os casos em que o valor da correção seja inferior a R$ 250. São cerca de 7% das unidades tributárias.
Taxa de Coleta de Lixo
A Taxa de Coleta de Lixo (TCL) 2025 também terá correção apenas pela inflação. Dessa forma, a TCL pode variar entre R$ 194,31 e R$ 427,47, para unidades residenciais, conforme área e número de coletas semanais. A taxa de lixo não residencial vai de R$ 322,08 a R$ 1.062,54, com valor máximo para áreas construídas maiores que 400 m², e realização de seis coletas semanais, e o valor mínimo para escritórios e salas de até 50 m² com até três coletas semanais.
O prazo para impugnação do IPTU 2025 é até 20 de março e a solicitação pode ser realizada pelo Processo Eletrônico de Curitiba (Procec).
Canais de atendimento
A Prefeitura reforçou o atendimento ao contribuinte e é possível tirar dúvidas sobre o IPTU 2025 no Portal da Secretaria de Finanças, pelo atendimento telefônico exclusivo pela Central 156, disponível pelo telefone 156; pelo App Curitiba 156; ou pelo site do 156. O contribuinte também pode tirar dúvidas pelo WhatsApp da Prefeitura no (41) 99876-2903.
O IPTU é a segunda maior fonte de arrecadação do município, atrás apenas do ISS. O recurso do IPTU se transforma em benfeitorias para a população, como obras, investimentos, ampliação de serviços de saúde, educação e segurança. A previsão de receitas com IPTU neste ano é de R$ 1,55 bilhão.