29/04/2023 às 12h57min - Atualizada em 29/04/2023 às 12h57min
Chinesa GWM anuncia que inicia produção nacional em 1º de maio de 2024
da Redação
Divulgação/GWM
A antiga fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis, interior de São Paulo, foi comprada pelos chineses da Great Wall Motors (GWM), que oficializou 1º de maio de 2024 como a data para o início oficial das atividades na sua fábrica brasileira.
O planejamento prevê que o complexo será uma inovadora fábrica inteligente dotada de um processo de manufatura completo, que terá a mais avançada tecnologia da indústria – serão importadas máquinas e equipamentos dos principais fornecedores do mundo.
A previsão da capacidade de produção é de 100.000 unidades por ano ao final do processo de modernização da fábrica. No total, cerca de 2.000 pessoas terão emprego depois que a planta estiver com sua capacidade plena instalada.
O anúncio foi feito esta semana em um evento na própria fábrica que contou com a presença da imprensa e de autoridades, como o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e James Yang, CEO da GWM Américas.
A unidade instalada no município que fica a cerca de 160 km da capital paulista será a quarta da marca chinesa no mundo e a primeira fora da Ásia – as demais estão em China, Rússia e Tailândia. Além disso, a fábrica da GMW será a primeira do Brasil dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos e elétricos.