07/12/2024 às 13h00min - Atualizada em 07/12/2024 às 13h00min
Com risco de rebaixamento do Athletico, Paraná pode ficar sem time na elite após 35 anos
Junior Azevedo
Reprodução/AGIF Duas vezes campeão da Copa Sul-Americana nos últimos 10 anos (2018 e 2021), vice-campeão da Copa Libertadores da América (2022), e sempre com boas campanhas no Brasileirão, o Athletico Paranaense chega a última rodada do Campeonato Brasileiro 2024 com riscos de rebaixamento. O Furacão perdeu em casa para o Red Bull Bragantino, e pode cair amanhã em caso de tropeço diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte.
Com 42 pontos, o Athletico Paranaense ocupa a décima sexta colocação do Campeonato Brasileiro, um ponto acima da zona de rebaixamento. O Furacão escapa do rebaixamento, sem depender de outro resultado se vencer o Atlético-MG. Em caso de empate, precisa que o Fluminense seja derrotado pelo Palmeiras ou que o Bragantino não ganhe do Criciúma. Se perder, o Rubro-Negro só livra se o Braga não vencer o Tigre.
Caso o Athletico seja rebaixado, o estado do Paraná ficará sem time na elite do futebol brasileiro após 35 anos. A última ocasião ocorreu em 1990, quando nenhum clube parananense disputou o Brasileirão. Desde então, pelo menos um dos três grandes clubes paranaenses, Athletico, Coritiba e Paraná, sempre estiveram na elite.
Atualmente, o Paraná tem o Athletico representando o estado na elite. Na Série B, os representantes são Coritiba e Operário. Já na Série C, a dupla do norte pioneiro, Londrina e Maringá representam o estado. E por fim, na Série D, os representantes serão Azuriz, Cianorte e FC Cascavel.
O último rebaixamento do Athletico Paranaense ocorreu em 2011. Na ocasião, o Furacão retornou à elite do futebol brasileiro no ano seguinte.
Atlético-MG e Athletico Paranaense se enfrentam amanhã, às 16 horas (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.