18/04/2023 às 08h41min - Atualizada em 18/04/2023 às 08h41min

Assistência Social alerta população sobre falso atendimento dos CRAS

Da Redação

Divulgação/PML
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) fez uma alerta para a população de Londrina que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou utiliza algum benefício de programas sociais elencados no Cadastro Único (CadÚnico).

A pasta recebeu uma denúncia, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro B, de que há uma pessoa se passando por servidor municipal da Assistência Social para obter as informações dos dados pessoais de famílias vulneráveis. Segundo a denúncia, uma pessoa trajando uma camiseta com a escrita “CRAS” foi na casa de uma idosa, na região oeste de Londrina, durante o fim de semana, alegando estar atualizando o cadastro do BPC. Para tanto, ela pediu os documentos pessoais da idosa e que a senhora assinasse um documento não identificado. Porém, no sistema integrado do Município com o Governo Federal não há nenhum registro de atendimento realizado a essa senhora denunciante.


“Essa senhora entregou os documentos pessoais e assinou um documento que ela não sabe informar o que era, mas achou estranho porque não recebeu o comprovante que sempre entregamos após o atendimento. Depois de contar para a filha o que aconteceu, elas registraram um Boletim de Ocorrência na Polícia. Então, pedimos para a população tomar cuidado ao mostrar documentos pessoais e assinar outros. Também é importante sempre confirmar quem são os funcionários da Prefeitura telefonando nos CRAS”, disse a gerente de Transferência de Renda da SMAS, Viviane Camacho.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, fez um alerta para a população. “Pedimos para a população ficar atenta e, caso apareça alguém se identificando como sendo do CRAS, pergunte o nome e qual é o CRAS que essa pessoa trabalha. Se a visita for à noite, no fim de semana ou fora do horário comercial, sem agendamento prévio, desconfie e telefone para o seu CRAS de Referência, porque nós da Prefeitura não fazemos isso nos fins de semana e sem agendamento”, ressaltou Micali.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza a atualização cadastral das famílias que recebem os benefícios sociais sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com agendamento telefônico prévio. Além disso, o pedido de atualização deve partir das famílias e não da Prefeitura de Londrina. A visitação somente é realizada para as pessoas com dificuldade de locomoção, sendo sempre com agendamento.

Em caso de suspeitas, a população pode conferir quem são os funcionários da Prefeitura de Londrina telefonando para sua sede de referência do CRAS. Os telefones e endereços estão disponíveis no site da Prefeitura (clique aqui).


 


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