04/09/2024 às 11h00min - Atualizada em 04/09/2024 às 11h00min
Cambé realiza audiência pública para instalação de campus do Instituto Federal do Paraná
Da Redação
Divulgação Nesta quinta-feira (5), Cambé realiza uma audiência pública para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas da comunidade sobre a instalação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) no município. O evento acontece a partir das 9h, na Câmara Municipal, localizada na Avenida Inglaterra, 655. Toda a comunidade está convidada para participar.
A audiência pública terá a presença do reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, que estará apresentando o Instituto e todos os seus benefícios para a comunidade, o novo campus, além de tirar dúvidas e responder questionamentos gerais de toda a população interessada.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Estela Camata, ressaltou a importância do encontro e como o IFPR pode transformar a educação cambeense. “É essencial a participação da população em geral porque o Instituto vai marcar significativamente o município com o acréscimo no nível de educação não só no ensino médio, mas também graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado para os munícipes. O Instituto é muito relevante, e vai fornecer 80% das suas vagas para alunos da escola pública, com oportunidades para todos, que agora terão mais uma oportunidade de fazer a sua formação gratuitamente. É um marco importantíssimo para a educação do município de Cambé. Quem puder ir e participar dessa audiência, tirar dúvidas, questionar, será muito bem-vindo e com certeza vai nos ajudar a divulgar ainda mais essa importante conquista que é o IFPR”, disse.
Instituto Federal em Cambé
Em março deste ano, o governo federal anunciou a implementação de mais 100 novos campi do Instituto no país, com um deles sendo em Cambé. Ao todo, serão investidos R$ 3.9 bilhões em obras, com o objetivo de abrir 140 mil novas vagas, aumentando a oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. Segundo o governo, a construção de novos campi impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego, renda e desenvolvimento local e regional.
Já no mês seguinte começaram as reuniões de trabalho para instalação do novo campus no município. Atualmente, Cambé conta provisoriamente com um campus avançado, que funciona nas instalações do Centro de Educação Profissional. Hoje, são mais de 300 vagas para os cursos de inglês, libras, programador web, cuidador de idosos e português para haitianos. O prédio funciona onde era o antigo Colégio Sesi.
O IFPR, porém, terá futuras instalações próprias e bem maiores. Pelas regras da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, o terreno onde será instalado o campus deve ter, no mínimo, 50 mil metros quadrados e atender requisitos como: acesso fácil, segurança, entre outros. O governo federal irá destinar recursos para a execução da obra.