Reprodução O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou cinco candidaturas a prefeitura de Maringá. confira abaixo:
Edson Scabora (PSD); Evandro Oliveira (PSDB); Humberto Henrique (PT); Pastor José (Mobiliza) e Silvio Barros (PP).
O coordenador do Procon e vereador mais votado da cidade na última eleição, Flavio Mantovani (SD), desistiu de última hora a concorrer a um cargo na prefeitura da Cidade Canção.
Irmão de Ênio Verri, presidente da Itaipu Binacional, o vereador Mário Verri (PT) também desistiu de concorrer a prefietura de Maringá. Sendo assim, o PT oficializou a candidatura de Humberto Henrique.
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está agendado para 6 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro.
LEIA MAIS: Eleições 2024: conheça os candidatos a prefeitura de Curitiba Eleições 2024: conheça os candidatos a prefeitura de Londrina CONHEÇA OS CANDIDATOS A PREFEITURA DE MARINGÁ EDSON SCABORA (PSD)
Edson Ribeiro Scabora, natural de Maringá, tem 62 anos, é casado e pai de duas filhas.
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuou como professor durante 37 anos e, desde os anos 80, é empresário no setor educacional. Exerce o cargo de vice-prefeito desde 2017 e, na atual gestão municipal, foi secretário de Aceleração Econômica e Turismo de 2023 a 2024.
Ana Nerry (MDB) é a candidata a vice-prefeita em sua chapa. O PSD conta com o apoio dos seguintes partidos na corrida pela prefeitura: Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
EVANDRO OLIVEIRA (PSDB)
Evandro Buquera de Freitas Oliveira, nascido em Curitiba (PR), tem 60 anos, é casado, pai de um filho e tem dois enteados. O candidato é empresário e mantenedor de uma instituição privada de ensino superior na cidade.
Em 2020, concorreu à Prefeitura de Maringá, mas não foi eleito. Na ocasião teve apenas 1.780 votos, 0,98% das intenções.
Adriano da Silva de Oliveira (PSDB), conhecido como Bacurau, é o candidato a vice-prefeito em sua chapa. O PSDB conta com o apoio do Avante e do Cidadania na disputa pelo Executivo municipal.
HUMBERTO HENRIQUE (PT)
Humberto Henrique, nascido em São Jorge do Ivaí (PR), tem 60 anos, é casado e pai de duas filhas. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduado em Controladoria e Contabilidade Gerencial, é empresário no setor contábil desde 1992.
Foi vereador de 2005 a 2016 e, em 2016, concorreu à Prefeitura de Maringá, mas não foi eleito.
Brenda (REDE) é a candidata a vice-prefeita em sua chapa. O PT conta com o apoio dos seguintes partidos na disputa pelo Executivo municipal: Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido Verde (PV), Rede Sustentabilidade (REDE) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
PASTOR JOSÉ (MOBILIZA)
José Aparecido dos Santos, natural de Floraí (PR), tem 49 anos, é casado e pai de um filho. Empresário no setor da construção civil, é o atual presidente do partido Mobiliza. Em 2020, fundou a Igreja Reino de Deus.
Candidatou-se a vereador em 2012, 2016 e 2020, e a deputado estadual em 2018, mas não foi eleito em nenhuma ocasião
Laerte Licci (MOBILIZA) é o candidato a vice-prefeito em sua chapa. A candidatura disputa o pleito com chapa única, sem coligações.
SILVIO BARROS (PP)
Silvio Magalhães Barros II, natural de Maringá, tem 67 anos, é casado e pai de três filhos. É graduado em Engenharia Civil, possui especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Foi prefeito de Maringá por dois mandatos, de 2005 a 2012, e atuou como secretário estadual do Desenvolvimento Urbano na gestão de Cida Borghetti, em 2018.
Sandra Jacovós (PL) é a candidata a vice-prefeita em sua chapa. O PP conta com o apoio dos seguintes partidos na corrida pelo Executivo municipal: Republicanos, Partido Liberal (PL), Podemos (PODE) e Partido Renovação Democrática (PRD).