Reprodução O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou sete candidaturas a prefeitura de Londrina. confira abaixo:
Barbosa Neto (PDT); Coronel Villa (PSDB); Diego Garcia (Republicanos); Isabel Diniz (PT); Professora Maria Tereza (PP); Tercílio Turini (MDB) e Tiago Amaral (PSD).
Um dos nomes mais cotados antes do prazo do TSE, o deputado federal bolsonarista Filipe Barros (PL) decidiu não concorrer e vai apoiar a candidatura do deputado estadual Tiago Amaral.
O vereador Jairo Tamura, que seria o candidato do PL, acabou ficando fora da disputa após o partido optar por apoiar a candidatura do PSD.
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está agendado para 6 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro.
LEIA MAIS: Eleições 2024: conheça os candidatos a prefeitura de Curitiba CONHEÇA OS CANDIDATOS A PREFEITURA DE LONDRINA
BARBOSA NETO (PDT)
Homero Barbosa Neto, natural de Santa Rita do Passa Quatro, cidade do interior paulista, tem 57 anos e é formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele construiu uma carreira apresentando diversos programas de rádio e TV na cidade.
Foi deputado estadual entre 2003 e 2007 e deputado federal de 2007 a 2009. Em 2009, foi eleito prefeito de Londrina, mas teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal em julho de 2012. Em outubro de 2022, sua defesa conseguiu anular o decreto de cassação na Justiça.
Em 2020, Barbosa Neto tentou novamente se eleger prefeito, obtendo 6.974 votos, mas não foi eleito.
Seu candidato a vice-prefeito é Yukio Marubayashi também do PDT. A candidatura tem o apoio da federação Rede e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
CORONEL VILLA (PSDB)
Nelson Villa, conhecido como Coronel Villa, nasceu em Londrina e tem 53 anos. O candidato ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1991.
Ao longo de sua carreira, comandou a antiga 4ª Companhia Independente (atualmente 30º Batalhão) e o 5º Batalhão, além de ter servido em outras unidades da corporação. Hoje, ocupa o posto de coronel. Ele é bacharel em Direito, com especializações em Direito Penal e Direito do Estado, e vai concorrer pela primeira vez a um cargo político.
O candidato a vice-prefeito em sua chapa é José Roberto Hoffmann (PSDB). A candidatura conta com o apoio do partido Cidadania.
DIEGO GARCIA (REPUBLICANOS)
Diego Garcia, natural de Bandeirantes, no norte pioneiro do Paraná, tem 39 anos. O candidato ingressou na vida política como deputado federal em 2014, sendo reeleito em 2018 e 2022.
Diego Garcia é graduado em Administração e vai concorrer ao cargo de prefeito de Londrina pela primeira vez. Sua candidata a vice-prefeita é Hérika Galli, do partido Republicanos.
O Republicanos lançou uma chapa única para esta eleição e não tem outros partidos apoiando a candidatura.
ISABEL DINIZ (PT)
Isabel Diniz é nascida no distrito de Paiquerê, em Londrina, tem 56 anos. A candidata é formada em História pela Universidade Católica de Goiás, com especialização em Educação do Campo e Direito Agrário.
Isabel é integrante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1996, e foi candidata a vice-prefeita em 2020 e a deputada estadual em 2022, mas não venceu em ambas as disputas.
Sua candidata a vice-prefeita é Márcia Bastos de Almeida, também do PT. A candidatura tem o apoio da federação Brasil da Esperança, que inclui o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV).
PROFESSORA MARIA TEREZA (PP)
Maria Tereza Paschoal de Moraes, é natural de Ourinhos-SP, tem 43 anos, e é atualmente secretária municipal de Educação de Londrina desde 2016, na gestão do prefeito Marcelo Belinati (PP).
A candidata é advogada e professora, com experiência em sala de aula de 2000 a 2012. Foi secretária municipal de Educação de Ourinhos de 2013 a 2016. Maria Tereza tem pós-graduação em Gestão Pública pela CLP/Harvard/EUA, é líder da RAPS e formada como intérprete de Libras.
Seu candidato a vice-prefeito é Eduardo Tominaga (PP), com o apoio do Podemos. A candidata Professora Maria Tereza tem o apoio do atual prefeito Marcelo Belinati.
TERCÍLIO TURINI (MDB)
Tercílio Turini é natural de Jaú (SP), tem 79 anos e formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1975. Foi vereador em Londrina por quatro mandatos consecutivos, de 1993 a 2008, e presidiu a Câmara Municipal entre 2001 e 2002.
Em 2010, tornou-se suplente de deputado estadual, assumindo uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em janeiro de 2013. Foi reeleito deputado estadual em 2014, 2018 e 2022.
Sua candidata a vice-prefeita é a Professora Mari Grotti (MDB). A candidatura conta com o apoio do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
TIAGO AMARAL (PSD)
Tiago Amaral (PSD) é natural de Londrina, tem 37 anos. É formado em Direito, atuou como advogado com especialização em Gestão Pública e Direito Público.
Antes de assumir como deputado estadual em janeiro de 2015, foi Controlador-Geral do Paranacidade, instituição que promove o desenvolvimento dos municípios. Foi reeleito deputado estadual em 2018 e 2022.
Atualmente, preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em 2020, concorreu à Prefeitura de Londrina, obtendo 10.808 votos, mas não foi eleito.
Seu candidato a vice-prefeito é Junior Santos Rosa (PSD). A candidatura tem o apoio do Partido Liberal (PL), Partido Renovação Democrática (PRD), Agir, Avante e União Brasil.
A tendência é que, durante a campanha, Tiago Amaral receba o apoio oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro.