16/08/2024 às 11h00min - Atualizada em 16/08/2024 às 11h00min
Em visita ao Paraná, presidente Lula afirma: “Itaipu é modelo de empresa que deu certo”
Da Redação
Reprodução A Itaipu Binacional e a gestão de Enio Verri como diretor-geral brasileiro da usina foram tópicos da entrevista que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu ao jornalista João Barbiero, na manhã desta quinta-feira (15). A entrevista de 53 minutos foi transmitida pela Rádio T, rede que congrega 34 emissoras do Paraná.
Para o presidente, uma empresa pública como a Itaipu Binacional precisa usar parte do seu dinheiro para melhorar a qualidade de vida da população. “Quando temos uma empresa pública, mesmo sendo binacional, que tem volume de rentabilidade, é preciso que você utilize uma parte desse dinheiro dando ao povo melhor qualidade de vida", afirmou.
Segundo o presidente, como Itaipu é “uma empresa que está paga” e que “praticamente só [gera] lucro e manutenção”, a empresa tem condições de “fazer muita coisa a nível nacional”, além da geração de energia. “Porque se passou a ideia de que a Itaipu não podia fazer essas coisas. Itaipu pode fazer muita coisa pelo Brasil", garantiu.
“Eu acho que a Itaipu e a Petrobras são modelos de empresas que deram certo”, resumiu o presidente.
Na fala, Lula destacou ainda a importância de se ajudar cooperativas e pequenos e médios produtores, trabalho que a Itaipu desenvolve por meio do programa Itaipu Mais que Energia. Também citou a retomada das obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), anunciada em 2023 com recursos da usina.
Enio Verri, cuja gestão completou um ano em março, foi elogiado pelo presidente. "Enio tem sido uma surpresa extraordinária, tem muita competência, lealdade, discernimento e muita vontade de fazer política social", comentou Lula. Em sua avaliação, o que o diretor-geral brasileiro está fazendo com a empresa "é uma coisa extraordinária".
Lula está no Paraná para evento que marca a retomada das operações da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa) e anúncio de investimentos na Refinaria do Paraná, ambos na cidade de Araucária. A empresa pertence à Petrobras e estava inativa desde 2020. O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, participou do evento.