27/10/2024 às 08h00min - Atualizada em 27/10/2024 às 08h00min

Mais de 2 milhões de eleitores voltam às urnas em Londrina, Ponta Grossa e Curitiba neste domingo (27)

Da Redação

Foto: Arquivo Agência Brasil
Mais de dois milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo (27), quando ocorre o segundo turno, para escolher os futuros prefeitos e vice-prefeitos em três cidades do Paraná: Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.
 
Em Curitiba, 1.423.722 eleitores vão escolher entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD). Em Londrina, 399.730 votantes têm como opções a Professora Maria Tereza (PP) e Tiago Amaral (PSD). Em Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB) disputam os votos de 259.463 pessoas.

 
Para garantir que todas as pessoas estejam preparadas para o pleito, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) reuniu as principais dúvidas sobre o antes, o durante e o depois da votação.

Presos provisórios
No segundo turno do pleito de 2024, será instalada, em Londrina, sob a responsabilidade da 41ª ZE, uma Seção Eleitoral especial, em que estão inscritas 27 pessoas em prisão provisória (sem condenação criminal transitada em julgado).
 
Acessibilidade
Entre as 2.082.915 pessoas aptas a votar no segundo turno, 19.247 (0,92%) declararam à Justiça Eleitoral ter algum tipo de deficiência, conforme dados do TSE. A partir de uma campanha de incentivo à participação de pessoas com deficiência (PcDs) como mesárias, realizada pelo TRE-PR, 557 PcDs atuarão como mesárias ou colaboradoras em outras funções.
 
Candidaturas
Em Curitiba, a disputa será entre Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB); em Londrina, Tiago Amaral (PSD) e a Professora Maria Tereza (PP) disputarão a Prefeitura; e Ponta Grossa terá a disputa entre Mabel Canto (PSDB) e Elizabeth Schmidt (UNIÃO).
 
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno, 66% dos candidatos no estado declararam ser do gênero masculino e 34% do feminino. No segundo turno, o número se inverte: das seis candidaturas que restaram, quatro são de mulheres, ou seja, 66,67%.
 
Se no primeiro turno 28% dos candidatos declararam possuir o ensino superior completo, esse número cresce para 100% no segundo turno: os seis candidatos que restaram possuem uma formação superior.
 
Campanha contra abstenção
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou na semana passada uma campanha para incentivar eleitoras e eleitores a votar no segundo turno das Eleições 2024, que acontece no dia 27 de outubro, em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.
 
Ao todo, nos 700 locais de votação dos três municípios, são esperados 2.082.915 eleitores e eleitoras. É importante lembrar que quem não votou no primeiro turno pode e deve votar no segundo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp