19/08/2024 às 20h30min - Atualizada em 19/08/2024 às 20h15min
Novo presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi revela suas prioridades e planos de gestão
Da Redação
Reprodução Eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná em eleição realizada na última segunda-feira (12), o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) revelou em entrevista as suas prioridades e plano de gestão para o seu novo cargo. O novo chefe da Alep assume a casa no dia 1 de fevereiro do ano que vem para o biênio 2025-2027.
A eleição de Alexandre Curi (PSD) encerra uma dinastia de cinco mandatos consecutivos do atual presidente Ademar Traiano, que está no seu último ano à frente da Assembleia Legislativa. Ao lado de Curi, foram eleitos o deputado Gugu Bueno (PSD) foi escolhido como novo primeiro-secretário, e a deputada Maria Victoria (PP) permanece na Segunda Secretaria. A deputada Flávia Francischini (União), que assume como a primeira vice-presidente, e os deputados Delegado Jacovós (PL) e Moacyr Fadel (PSD), como segundo e terceiro vice-presidentes, respectivamente
Em entrevista concedida ao portal Paraná em Destaque, Alexandre Curi falou sobre as suas principais metas em termos de transparência e eficiência administrativa nos primeiros meses à frente da Assembleia Legislativa.
"Com as medidas a serem recomendadas pela nossa comissão de transparência, vamos lançar um novo Portal da Transparência, com a disponibilidade de todas as informações sobre a Assembleia, os deputados, os funcionários, as licitações, os contratos. Vamos em busca do “selo diamante” em transparência, uma certificação entregue aos órgãos públicos que cumprem todos os critérios de transparência exigidos pelos órgãos de controle. E vamos ter a Assembleia mais transparente do Brasil", afirmou Curi.
Na eficiência administrativa, queremos, com essa coordenação de inovação, reduzir prazos, enfrentando a burocracia com mais agilidade, tirando nossos servidores do trabalho mecânico e repetitivo e os redirecionando para trabalhos intelectuais, para pensar em novas soluções. Com a reforma do regimento, vamos agilizar a tramitação dos projetos, evitando duplicidade, evitando a exigência de votação em redação final de projeto que não sofrer nenhuma alteração em sua redação, acabar com a necessidade de leitura de expediente, entre outras alterações para agilizar os trabalhos", acrescentou o novo presidente da Alep.
Questionado, de que maneira a Assembleia Legislativa, sob sua presidência, pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Paraná, Alexandre Curi destacou as suas principais metas à frente da Alep a partir de fevereiro de 2025.
"Primeiramente, cumprindo suas funções constitucionais, de propor leis, sempre em sintonia com as necessidades da população, discutir, sugerir mudanças e votar os projetos do Executivo e de outros Poderes e fiscalizar o Executivo. Mas, mais que isso, queremos, com nossa Escola do Legislativo, trazer para dentro da Assembleia grandes debates sobre políticas públicas para o desenvolvimento do nosso estado, principalmente, em parceria com nossas universidades. Vamos criar programas e prêmios que incentivem a produção acadêmica de soluções para demandas ou carências do estado", revelou o deputado.
"Também seguiremos sendo a única Assembleia Legislativa que devolve um terço de seu orçamento para o Executivo. E porque devolvemos e não aplicamos nós mesmos em projetos próprios? Porque queremos que esses recursos, fruto do esforço de cada um dos 54 deputados em cortar gastos, seja aplicado nos municípios. E só quem tem prerrogativa para isso é o Governo do Estado. Mas participamos diretamente na definição dos programas e na indicação das obras que receberão esses recursos. Foi assim no programa Asfalto Novo, Vida Nova, que está pavimentando toda a área urbana dos municípios com menos de 25 mil habitantes, e está sendo assim no programa Infância Feliz, o maior programa de construção de creches do país", finalizou Curi.
O deputado estadual Alexandre Curi (PSD) assume à presidência da Assembleia Legislativa do Paraná no dia 1 de feveiro de 2025, em cerimônia que terá cobertura completa do portal Paraná em Destaque.