14/08/2024 às 20h06min - Atualizada em 14/08/2024 às 20h06min
Apucarana intensifica capacitação de agentes de endemias e de saúde para enfrentar a dengue
Da Redação
Divulgação A Prefeitura de Apucarana realizou nesta quarta-feira (14), no Cine Teatro Fênix, a capacitação de agentes comunitários de endemias e de saúde. O objetivo é intensificar a preparação desses servidores para ações estratégicas de controle da dengue no município.
A capacitação ficou a cargo Supervisor Geral de Endemias da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Pablo Saito; do professor da UTFPR, campus Apucarana, Alisson Golias; e do coordenador de endemias do município de Londrina, Nino Ribas.
Pablo Sato apresentou dados do último ciclo da dengue no município, de agosto de 2023 a julho de 2024, quando o Paraná enfrentou uma epidemia da doença. O professor Alisson Golias, da UTFPR, por sua vez, apresentou estudo que relaciona as alterações climáticas com o aumento do mosquito da dengue, condição apontada como uma das conseqüências do elevado casos de dengue que Apucarana registrou no início deste ano.
O coordenador de endemias de Londrina fortaleceu a importância da integração dos agentes municipais de endemias e de saúde no trabalho de controle ao mosquito da dengue.
“A Autarquia Municipal de Saúde está se preparando de forma mais intensa para que os agentes atuem de forma contínua e com mais eficiência no controle da dengue. Já estão programadas novas capacitações sempre voltadas ao combate do mosquito Aedes Aegypti, com equipes das Unidades Básicas de Saúde e da UPA”, informa coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica da AMS, Luciano Simplício Sobrinho.