08/08/2024 às 10h00min - Atualizada em 08/08/2024 às 09h00min

​UBS Alvorada abre neste sábado (10) para vacinação contra difteria, tétano e coqueluche

Da Redação

José Cruz/Agência Brasil
Neste sábado (10), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abrirá a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alvorada para disponibilizar a vacina dTpa – tríplice bacteriana acelular tipo adulto, que protege contra a difteria, tétano e coqueluche. A unidade fica na rua Poços de Caldas, 85, e neste dia funcionará das 8h às 17h.

O público-alvo desta ação abrange os trabalhadores da educação que atuam em berçários e creches com atendimento de crianças de até 4 anos de idade; trabalhadores de saúde que atendem crianças e gestantes; profissionais de saúde; e profissionais que atuam como doulas.


O atendimento será por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. Para se vacinar, basta comparecer à unidade portando documento pessoal e comprovante de vínculo empregatício com declaração da instituição. Os profissionais de saúde podem apresentar a carteira do conselho profissional.

Segundo a SMS, o Município tem capacidade para vacinar mais de 1 mil pessoas somente neste dia. “Gostaríamos muito de receber este público. Montamos uma equipe reforçada para dar agilidade a este processo, mas isso vai depender da conscientização da população com relação à importância da vacinação. Infelizmente, por conta da baixa cobertura vacinal, estamos voltando a falar de doenças que há muitos anos não falávamos, como a coqueluche e o sarampo”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Sobre o público-alvo desta ação, Machado explicou que o profissional de saúde é todo aquele trabalhador da área que tem registro em Conselho de Classe, como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico e dentista. “Todos estes profissionais devem receber uma dose de reforço da vacina. Também devem se vacinar os trabalhadores de saúde, ou seja, aqueles que trabalham na área administrativa e na logística, que tenham contato com crianças de até 4 anos de idade. Na área da educação, a orientação é que os profissionais que tenham contato com crianças de até 4 anos se vacinem também”, detalhou.

No momento, Londrina registra cinco casos confirmados de coqueluche, 20 casos suspeitos e um óbito. “Dos 20 casos suspeitos, ainda há alguns em análise, uns foram descartados, e cinco confirmados. Por isso, reforçamos a importância da vacinação.

A vacina dTpa é de calendário, ou seja, está disponível em todas as UBS durante o ano todo e não precisa agendar para receber a dose. Esta vacina começa na gestação, a partir da 20ª semana, por isso a orientação é que as mulheres grávidas busquem as unidades para receber a vacina. Neste momento, por conta do aumento do número de casos da doença em todo o Brasil, houve uma ampliação do público que deve receber a vacina”, reforçou Machado.

Sobre a coqueluche – Também conhecida como tosse comprida, a coqueluche é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, que afeta o trato respiratório, incluindo traqueia e brônquios. A doença é caracterizada por uma tosse seca e irritativa que pode durar semanas ou até meses. Outros sintomas, geralmente, incluem febre baixa e dor de cabeça.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp