Reprodução/PMC A Polícia Civil divulgou que dois crimes feitos esse ano em Cambé foram solucionados graças a ajuda das câmeras dos novos radares instalados no município. O primeiro, desarticulando uma quadrilha que aplicava golpes de bilhete premiado; e posteriormente, um grupo que tentou assaltar uma loja de telefonia e na fuga colidiram com um idoso em uma moto que faleceu. As imagens auxiliaram nas investigações, e suspeitos dos dois grupos foram presos em Santa Catarina e Primeiro de Maio, respectivamente.
Segundo o delegado da Polícia Civil, Jayme de Souza Filho, no início de fevereiro, uma idosa foi vítima de um grupo criminoso de outro estado, já conhecido por golpes de estelionato no sul do país. Aqui, aplicaram o golpe do bilhete premiado e roubaram todas as joias da mulher. Parte da investigação foi feita graças às imagens das câmeras dos radares, que identificaram veículos do grupo em diversos pontos da cidade e também em estacionamentos rotativos.
Já no início de junho, uma empresa de telecomunicações do centro foi vítima de um roubo por um grupo que tinha informações privilegiadas sobre uma carga de fios de cobre avaliada em R$ 400 mil. O crime foi premeditado, e graças às imagens, foi possível identificar que os suspeitos transitavam ao redor da empresa por vários dias. Mas o delegado explica que apesar da violência com os funcionários, não tiveram sucesso e fugiram com R$ 120. Na perseguição da Polícia Militar, o caminhão que seria utilizado para transportar a carga cruzou o canteiro central da BR-369 e atingiu um motociclista, que morreu.
“A quadrilha era altamente perigosa, com quase todos os integrantes já identificados como sendo da cidade de Primeiro de Maio. Com isso, analisamos as imagens tanto de Cambé como de lá, e foi possível encontrar a origem do caminhão e também de um outro carro utilizado no crime. Mais uma vez então a análise dos registros das imagens captadas pelo sistema de monitoramento existente no município serviram de instrução para o combate à criminalidade, inclusive servindo de elemento de prova para uma eventual condenação desses indivíduos”, ressaltou o delegado.
Sistema de monitoramento em Cambé
Para ampliar a segurança pública e viária e também a organização do município, a Prefeitura iniciou a implantação do sistema de fiscalização de trânsito em março deste ano. Foram instalados equipamentos de fiscalização de avanço de sinal vermelho, avanço sobre a faixa de pedestres, conversão irregular e excesso de velocidade em 18 pontos da cidade, escolhidos através de um estudo técnico, verificando os locais de maior índice de acidentes, acidentes graves e mortes.
Entretanto, o sistema também possui câmeras que fazem o monitoramento do trânsito em tempo real, 24 horas por dia, sendo utilizados para coibir práticas delituosas. Isso através de um sistema que registra a placa do veículo e faz o reconhecimento de carros roubados, furtados, em fuga, em sequestros, entre outros delitos.
“A existência das câmeras visando o controle de tráfego já melhora a qualidade de vida dos munícipes, uma vez que minimiza e atua de forma preventiva contra acidentes de trânsito em nossa cidade. Mas ela também serve de auxílio como um sistema de vigilância. Evidentemente que isso não tem o intuito de invasão de privacidade de qualquer cidadão, até porque elas estão localizadas em vias públicas. Mas caso haja a necessidade de se levantar os registros das informações de veículos que ingressam ou saiam da nossa cidade, nós faremos. E sabendo da existência desse monitoramento, a criminalidade diminui e auxilia o combate ao crime. As Polícias Civil e Militar são bastante atuantes no combate à criminalidade. E a existência desse sistema de monitoramento vem para somar e colaborar, ser mais uma ferramenta no combate ao crime. O acesso a essas imagens auxilia, e muito, na formação de elementos de provas e, consequentemente, na redução da criminalidade”, destacou Souza Filho.
Cambé + Segura: mais de 200 câmeras para reforçar a segurança
Em breve, Cambé terá ainda o reforço de mais de 200 câmeras de monitoramento para ampliar o sistema de segurança pública. Para isso, foi contratada uma empresa especializada para instalação dos equipamentos e de toda a infraestrutura necessária, assim como a construção de uma sala de monitoramento completa para análise e gravação das imagens.
O delegado da Polícia Civil enfatizou que a nova estrutura e a parceria entre as forças de segurança e a Prefeitura só irão trazer benefícios para os cambeenses. “Toda a população ganha com isso. As instituições são independentes, e cada uma delas atua nas suas funções, mas há a necessidade de atuar em conjunto, de forma harmoniosa, no intuito de melhorar a vida do cidadão. E isso é feito dando essas melhores condições, seja no tráfego dos veículos, na mobilidade urbana, mas também na segurança da população.”