Daniel Castellano/SMCS A requalificação das calçadas da Rua Emiliano Perneta, no Centro de Curitiba, começa a ganhar forma. O trecho inicial da obra da Prefeitura, na quadra a partir do cruzamento com a Rua Desembargador Motta, já está na etapa da concretagem do passeio e os serviços avançam com a escavação da quadra seguinte. Os serviços, que na totalidade vão alcançar 2 km de calçadas nos dois lados da via, numa extensão de 1 km, receberam a vistoria técnica do prefeito Rafael Greca, no fim da manhã desta sexta-feira (14/6).
As obras acontecem a partir do programa Caminhar Melhor e vão contemplar a via no trecho entre a Rua Doutor Muricy, na altura da Praça Zacarias, até a Rua Benjamin Lins.
“Estamos trabalhando na Rua Emiliano Perneta, aonde nasceu o escritor Dalton Trevisan. Celebramos o Caminhar Melhor, o nosso grande programa de adequar as calçadas de Curitiba para as pessoas com necessidades especiais, as pessoas de mais idade, os curitibinhas e as moças de salto alto, para que possam caminhar sem tropeços”, disse o prefeito Rafael Greca.
A preparação para as obras na rua que homenageia o renomado poeta paranaense Emiliano Perneta, conectando os bairros Centro e Batel, teve início no final de maio. Além da instalação de novas calçadas, a rua passará por melhorias na iluminação, paisagismo, sinalização e ajustes geométricos em determinados pontos.
Mobilidade sustentável
As novas calçadas serão planas, mais amplas e acessíveis, seguindo as diretrizes do programa Caminhar Melhor, que visa priorizar os pedestres, fomentar o comércio local e promover a mobilidade sustentável na cidade.
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o propósito da obra é enaltecer o espaço público através da melhoria da paisagem urbana e da segurança dos deslocamentos, com foco na priorização dos pedestres.
"A exemplo das recentes transformações realizadas nas proximidades do Mercado Municipal, na Alameda Prudente de Moraes, Bley Zornig e David Tows, atualmente em fase final de execução, nosso objetivo é tornar a Rua Emiliano Perneta mais acessível, segura e atraente para os pedestres, que serão os protagonistas desse espaço", afirma Rodrigues.
Além de ser um importante polo comercial, a Rua Emiliano Perneta conecta a Praça Zacarias, na Rua Dr. Muricy, ao Largo Doutor Theodoro Bayna, na Rua Benjamin Lins. Destaca-se pela sua arquitetura que mescla construções históricas e contemporâneas, incluindo o Instituto de Educação do Paraná, o Museu de Arte Contemporânea e a Igreja de Santo Estanislau.
“As novas calçadas e o paisagismo deixarão a via ainda mais bonita”, reforça Rodrigues.
Quadra a quadra
A intervenção teve início a partir do cruzamento com a Rua Desembargador Motta e está seguindo quadra a quadra, sentido Praça Zacarias. Neste momento estão concentradas no lado direito (sentido fluxo), na quadra entre a Desembargador Motta até a Rua Visconde de Guarapuava. No primeiro trecho as equipes finalizam a concretagem da nova calçada que foi alargada para garantir a acessibilidade dos pedestres. Na quadra seguinte os serviços são de escavação.
Para a execução dos trabalhos há bloqueio parcial de uma das faixas de trânsito, na altura de onde as equipes executam os serviços. Serão oito meses de obras.
O projeto é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e as obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Na visita, o prefeito esteve acompanhado da administradora regional da Matriz, Bruna Nowak, do diretor do Departamento de Pavimentação da Smop, Mário Padovani, do assessor de Articulação Política, Lucas Navarro, e do engenheiro fiscal da obra, Loris Almir Probst Filho.