12/06/2024 às 11h00min - Atualizada em 12/06/2024 às 11h00min
UPA Sabará volta a atender casos de urgência e emergência após queda dos casos de Dengue
Da Redação
Emerson Dias/NCom Devido à diminuição no número de atendimentos de casos de dengue registrada nas unidades de atendimento exclusivo nas últimas semanas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai retomar o atendimento regular na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sabará. A partir de amanhã (12), às 7h, a unidade, que se tornou referência em casos de dengue no início de março, volta a receber casos gerais de urgência e emergência por livre demanda.
Pessoas com quadro de dengue podem continuar procurando a UPA Sabará, e, a partir de agora, também podem se dirigir à UPA do Jardim do Sol para atendimento. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ouro Branco, que também abriga o Pronto Atendimento (PA) do União da Vitória durante o período de sua reforma, segue como unidade referência para casos de dengue. A UBS Ouro Branco fica na Rua Flor dos Alpes, 570, e atende das 7h às 23h.
O secretário de Saúde, Felippe Machado, explica quais foram os fatores que levaram à reorganização do sistema de saúde nesse momento. “A gente tem acompanhado dia a dia os dados epidemiológicos dessa grande epidemia de dengue, que, infelizmente, nós sofremos aqui em Londrina, e nas últimas semanas observamos uma queda na busca pelas unidades exclusivas de dengue. Isso foi constatado tanto na UPA do Sabará, quanto na unidade do Ouro Branco, na zona sul. Então, para que a gente possa reorganizar o sistema de saúde de forma gradativa e organizada, nós tomamos a decisão de retomar o atendimento normal de urgência e emergência na UPA Sabará, incluindo os atendimentos de dengue. Com isso, temos a expectativa de diminuir a sobrecarga que se estabeleceu na UPA do Jardim do Sol e no Pronto Atendimento do Leonor nesse período de epidemia”, destaca.
Informações do último boletim registram mais de 30 mil casos de dengue confirmados em Londrina, resultando em 47 óbitos. Sobre o avanço da doença, Machado faz um alerta. “É essencial que as pessoas não diminuam os cuidados com suas casas e quintais, porque os números da dengue começaram a baixar com a chegada do frio, mas nós já percebemos que o frio chegou e já foi embora. As temperaturas estão subindo novamente. Isso significa que as pessoas precisam continuar fazendo a sua parte para evitarmos novas epidemias”.