03/05/2024 às 19h02min - Atualizada em 03/05/2024 às 19h02min

Atletas londrinenses são vice-campeãs em torneio nacional de vôlei de praia

Da Redação

Divulgação
A dupla londrinense vice-campeã pelo Paraná com a medalha de prata: Lorena Araújo Correia e Ana Lis Maeóka Amarilha da Silva. Foto: Divulgação
As atletas de vôlei de praia Ana Lis Maeóka Amarilha da Silva e Lorena Araujo Correia, que integram a Associação Atlética de Londrina (AAL), foram vice-campeãs na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Sub-19. Elas representaram o Paraná com a seleção estadual no torneio ocorrido entre os dias 28 de abril e 1º de maio na cidade de Brasília, no Distrito Federal.


O campeonato é disputado em três etapas. A segunda etapa será em junho na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso. E a terceira etapa será em dezembro em Saquarema, no Rio de Janeiro, no centro de treinamento da seleção brasileira. A primeira etapa do torneio contou com 168 atletas, sendo 94 atletas masculinos e 74 atletas femininos, de 14 estados diferentes. De Londrina, estiveram presentes somente Ana Lis e Lorena, entre 18 duplas paranaenses participantes na categoria feminino. A dupla feminina de Londrina foi treinada na seleção paranaense por Thiago Silva, que também é técnico da Associação Atlética de Londrina (AAL), onde ainda comanda atletas da categoria masculino.

Para ele, o desempenho das garotas em uma competição nacional de alto nível foi muito positivo e faz com que a temporada 2024 inicie bem. “Enfrentamos atletas que fazem parte, inclusive, da seleção brasileira e vencemos na semifinal uma dupla muito forte, que atua pelo Brasil. As meninas de Londrina são experientes, trabalhamos com elas já faz tempo e sempre brigam pelas melhores colocações e já venceram competições, entre campeonatos paranaenses de diferentes categorias e também subidas ao pódio. Essa dupla terminou o ano passado em 5º no ranking nacional de duplas, e iniciou 2024 no 3º lugar. A equipe da AAL vem colhendo ótimos frutos de forma geral, no feminino e masculino. Teremos uma nova etapa pela frente deste campeonato brasileiro entre estados e a preparação continua forte, mirando a parte de cima do torneio”, destacou o técnico.

A técnica da equipe da Associação Atlética de Londrina (AAL), Ivomary Ramos, que também treina Lorena e Ana Lis na cidade, há anos, comentou sobre mais um resultado expressivo das atletas. “O primeiro objetivo, de quando as atletas começaram a preparação para o campeonato, era que pudessem chegar na semifinal. A gente sabia que elas tinham condições de brigarem para serem campeãs. Elas venceram a dupla mais difícil, do Rio de Janeiro, na fase semifinal, e na final enfrentaram uma dupla de Pernambuco. É a realização de um trabalho que está sendo feito há bastante tempo em Londrina”, disse.

Com 18 anos, Ana Lis, começou a jogar vôlei de praia em 2021 e comentou que a experiência de participar no torneio foi intensa. “Eu e a Lorena participamos de campeonatos brasileiros desde o ano passado, mas desde o início deste ano nós estamos criando uma nova mentalidade. Além disso, foi bastante desafiador para mim, particularmente, pois eu nunca havia chegado a uma final do CBVP e sonhava com uma medalha dessa desde que iniciei minha jornada no vôlei de praia. Fomos para essa etapa com o objetivo de chegar até uma semifinal, e mesmo com jogos intensos e a pressão aumentando a cada set, nós conseguimos nos ajudar e chegar a uma final pela primeira vez com esse time que saiu com muito aprendizado”, frisou a atleta.

Já Lorena, com 17 anos, está no cenário do vôlei de praia há oito anos. A vice-campeã explicou que conseguiu tirar bastante proveito dessa etapa e que não é fácil manter o alto nível na competição. Ela também contou como foi a preparação para o torneio. “Posso te garantir que foi a fase mais desafiante, não digo isso só pelos treinos intensos e pelos dias cansativos, mas também na forma como lidar com a parceria na dupla, que também não é algo simples. Temos de nos tratar como se fosse em um relacionamento para tudo funcionar bem. E felizmente os resultados estão sendo positivos”, explicou.

A AAL conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp